Notícias

Mobilidade Urbana / AGENTES DO BEM

30 de Março de 2018 08h00

Agentes de trânsito participam de campanha de doação de sangue

ANA CLÁUDIA FORTES

Divulgação

Arquivo

A prefeitura  de Cuiabá, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), em parceria com o Hemocentro, prepara uma mobilização para aumentar o número de doações de sangue na Capital através da semana dos “Agentes do bem”.  O objetivo é usar a visibilidade da campanha para aumentar o estoque de sangue na instituição e mobilizar mais doadores.

Na última quarta-feira (28), no auditório do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), agentes de trânsito e demais servidores da Semob participam de uma palestra de humanização e conscientização ministrada pela assistente social, e do setor de Captação de Doadores do Hemocentro, Rita de Cássia. No dia 2 de abril, os servidores ao longo da semana, estarão no Hemocentro fazendo a coleta do sangue para doação.

De acordo com o diretor de Trânsito, Michell Diniz, a intenção é ampliar o número de doadores voluntários. “O Hemocentro procurou a Semob com pedido para a doação, então pensamos nessa campanha, visto que a secretaria tem um número considerável de servidores e a ideia foi abraçada pelos agentes de trânsito que se mostraram muito dispostos a ajudar”, conta Diniz.

O secretário de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo destaca que a ação é mais uma forma de ampliar o diálogo sobre a responsabilidade no trânsito. “Não podíamos deixar de atender esse pedido. Nossos agentes vão participar da campanha, eles que estão na linha de frente no nosso trânsito e muitas vezes, são os primeiros a presenciarem alguns acidentes, então aproveitamos para conscientizar a população para um trânsito mais seguro e humanizado”, completa o secretário.

 

Doe Sangue - Doar sangue é um ato simples, tranquilo e seguro que não provoca risco ou prejuízo à saúde. Com a alteração da lei desde 13/06/2011, menores de 16 e 17 anos podem doar, se estiverem acompanhados pelos pais e autorizados pelos mesmos, portanto para ser um doador, a pessoa precisa sentir-se bem e com saúde e ter idade entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias.

Todos os doadores, sem distinção, precisam estar bem alimentados. Devem ser evitados os alimentos gordurosos quatro horas antes da doação (nunca doe sangue em jejum). Outra recomendação é dormir bem na noite anterior (4 horas de sono, no mínimo). O doador deve ter em mãos documento oficial com foto.

A doação é voluntária, anônima, altruísta e não remunerada. Todo o processo de doação é rápido, seguro e indolor, leva cerca de 40 minutos. O ideal é que cada pessoa doe sangue pelo menos duas vezes ao ano , os homens a cada 60 dias e as mulheres devem respeitar um intervalo de 90 dias entre as doações.

O atendimento ao público  no MT-Hemocentro, é feito de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30. O MT-Hemocentro está localizado na Rua 13 de Junho, nº 1055, próximo ao Hospital Geral Universitário. Já a Unidade de Coleta e Transfusão do Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá atende de segunda a sábado, incluindo os feriados, das 7h às 18h30.