Mobilidade Urbana / Volta às Aulas
01 de Fevereiro de 2016 16h18
Agentes de Trânsito orientam alunos e pedestres no inicio do ano letivo
A Prefeitura de Cuiabá iniciou nesta segunda-feira (01), a Operação Volta às Aulas com a intensificação da fiscalização no entorno das principais escolas da região central. Com a volta dos alunos para o primeiro semestre letivo, aumenta a circulação de pessoas e veículos nas proximidades dos colégios. Daí a importância de os motoristas respeitarem às regras de trânsito, não estacionando em fila dupla na hora do embarque e desembarque dos alunos, para não prejudicar o trânsito.
Até sexta-feira, cerca de 25 agentes de Trânsito estarão orientando tanto os pais que levam os filhos para as escolas bem como os próprios estudantes, para que façam a travessia de forma segura nas faixas de pedestres. O trabalho abrange o período matutino, entre 7h e 8h e das 11 às 12; e no período vespertino, entre 12h e 13h e das 17h às 18h.
“Os agentes estarão atuando de forma mais efetiva nos horários de entrada e saída das aulas. O objetivo é auxiliar os alunos e outros pedestres na travessia pela faixa e conscientizar os condutores quanto ao respeito às regras de trânsito”, enfatizou o secretário de Mobilidade Urbana, Thiago França.
Antes do inicio das aulas, no mês de janeiro o Departamento de Educação para o Trânsito e os setores de Engenharia de Tráfego e Coordenadoria de Fiscalização da Secretaria de Mobilidade Urbana realizaram visitas técnicas nas principais escolas. “O objetivo foi levantar as demandas e explicar como as ações serão desenvolvida para solucionar os problemas”, disse o coordenador da Educação para o Trânsito, Jadyr Lima de Moraes.
Amigos do Trânsito
Conforme o coordenador, o projeto Amigos do Trânsito, que foi lançado no dia 13 de janeiro pela Semob, será iniciado com o apoio de oito escolas após o Carnaval, no dia 15 de fevereiro. São parceiros do projeto os seguintes colégios: Maxi, Master, CIN, São Gonçalo, Plural, Notre Dame, NeoDNA e Olimpo.
Na última semana de janeiro, a Semob realizou a capacitação de 30 voluntários indicados pelas escolas que participam do projeto. Eles receberam informações quanto às normas de condutas no trânsito, principalmente no entorno das escolas, onde atuarão prestando orientações para condutores e pedestres. O objetivo é reduzir o índice de acidentes e melhorar o fluxo nas vias e a segurança.
“Os monitores serão identificados por um colete amarelo, com faixa refletiva, que traz a inscrição Amigos do Trânsito, o logo da prefeitura e da escola e também por um boné que identifica o projeto”, explicou o supervisor de Educação no Trânsito, Marcus Garé, que foi um dos responsáveis pela capacitação dos voluntários das escolas.
Os agentes de Trânsito da Semob estarão trabalhando junto com os monitores designados pelas escolas para orientar condutores e pedestres, facilitando e ajudando no trânsito nos horários de entrada e saída dos alunos. Os agentes estarão acompanhando os monitores entre os dias 15 e 19 de fevereiro. Após esse período, os Amigos do Trânsito, como são chamados os monitores, continuarão esse trabalho no decorrer do ano, com supervisão periódica realizada pelos agentes e coordenadorias de Educação e Fiscalização da Semob.