Notícias

/

29 de Abril de 2011 11h00

Agecopa lança editais para obras de desbloqueio em Cuiabá

Angela Jordão / Secom-MT

 

A Agência de Projetos de Copa de 2014 (Agecopa) lançou esta semana uma série de editais para as obras de desbloqueio, que criam alternativas para o escoamento do tráfego em vários pontos de Cuiabá. Os seis editais são referentes a obras que totalizam quase R$ 20 milhões, que antecedem as grandes intervenções, projetadas para melhorar o sistema viário e de transporte coletivo da capital, que estão sendo licitadas pelo Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (DNIT). As obras promoverão a melhoria da mobilidade urbana na capital, visando o Mundial de Futebol de 2014.

 

Junto com o anúncio dos editais, o presidente da Agecopa, Eder Moraes, disse que já solicitou ao secretário Alexander Maia, da Sema, prioridade para acelerar a emissão das autorizações ambientais das seguintes obras: implantação e duplicação da Avenida Parque Barbado (1º trecho) com 4.029,00 metros; implantação e duplicação da Avenida Parque do Barbado (2º trecho) com 1.825,00 metros; trincheira na av. Mário Andreazza; complementação da Estrada do Moinho e duplicação da Rua Bela Vista.

“A Copa vai acontecer em sua plenitude em Mato Grosso e para isso estamos trabalhando em regime de mutirão há 48 horas, concentrando esforços de toda a diretoria e do governo do Estado como um todo”, sintetizou Eder Moraes. Ele informou que está mantendo contatos diários com a Secretaria de Transportes e Pavimentação Urbana, Sema, Segurança e Cidades, entre outras, agilizando ações transversais que contemplam o objetivo maior que é a organização da Copa de 2014 no Estado.

 

Além das obras previstas nos editais lançados esta semana, inúmeras pequenas intervenções serão necessárias em Cuiabá nas ruas e avenidas que serão rotas alternativas para o trânsito, enquanto são executadas as grandes obras viárias, como viadutos, trincheiras e pontes. A Secretaria de Trânsito e Transporte Urbano de Cuiabá (SMTU) está finalizando os projetos das intervenções chamadas de secundárias.

 

 

Os editais lançados esta semana são:

- Obras de duplicação da Rua Barão de Melgaço, nos trechos compreendidos entre o Trevo da Avenida Miguel Sutil a entrada da Avenida Oito de Abril, totalizando 1.311,68 metros de extensão, no município de Cuiabá/MT.


- Obras do Sistema viário do 9° Batalhão de Engenharia de Construção - 9° BEC, nos trechos compreendidos entre a Rua da Mangueira (entrada Av. Fernando Correa da Costa e a Av. Carmindo de Campos) e a Av. Carmindo de Campos (entrada da Avenida Fernando Correa da Costa até o canal), totalizando 813,94 metros de extensão, no Município de Cuiabá/MT.

- Obras de duplicação da Avenida Ver. Juliano Costa Marques, nos trechos compreendidos entre a entrada da Av. Historiador Rubens de Mendonça a entrada da Av João Monteiro Sobrinho (Av dos Trabalhadores), totalizando 3.120,00 metros de extensão, no município de Cuiabá/MT.

- Obras de Complementação da pavimentação da Av. Jurumirim (trecho da entrada Rua Ipiranga a entrada Av. Dr. Ulisses Guimarães) e as Ruas “B”, “C”, “D”, Minas Gerais (trecho da entrada na Av. Jurumirim a entrada da Av. dos Trabalhadores), e a Rua Tancredo Neves (trecho da entrada da Av. Jurumirim a entrada da Av. Dr. Ulisses Guimarães), totalizando 1.139,78 metros de extensão, e a execução de obras de arte especial (ponte sobre o córrego Gumitá), com 30 (trinta) metros de extensão e 12,80 metros de largura, ambas no Município de Cuiabá/MT.


- Obras de Alargamento da Rua “B” e Duplicação da Avenida Senegal, totalizando 1.406,81 metros de extensão, no município de Cuiabá/MT.


- Obras de duplicação da Avenida Balneário Dr. Meireles, Ent. Avenida Archimedes Pereira Lima – Ent. Avenida das Torres Bairro Tijucal – Cuiabá/MT, totalizando 2.656,93 metros de extensão, no município de Cuiabá/MT.