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13 de Janeiro de 2011 16h21

Adriana Venturoso aponta avanços da Ouvidoria Geral

João Carlos Queiroz/Secom/Cuiabá

Desde que assumiu a Ouvidoria Geral do Município de Cuiabá, a ouvidora Adriana Venturoso se dispôs a ouvir (e acatar) sugestões dos comunitários em relação a melhorias que podem ser implementadas nos serviços públicos prestados pela Prefeitura. Essa tática, afirmou hoje (13-01), não tem prazo de finalização, porque a ideia é estabelecer um avanço progressista nas várias ações que o Poder Público Municipal desempenha na cidade inteira. "A Ouvidoria colabora ao ouvir a voz do cidadão".

Com base nisso, na busca de soluções ágeis às reivindicações encaminhadas à Ouvidoria pelos munícipes, Venturoso tem se reunido frequentemente com todos os órgãos prestadores de serviço de Cuiabá. Ontem (12-01), por exemplo, ela esteve na Smades (Secretaria de Meio Ambiente), Seminfe (Infraestrutura) e Sanecap (Companhia de Saneamento da Capital), oportunidade em que discutiu a reestruturação das mencionadas Pastas.

"Foram reuniões muito importantes, até mesmo para que possamos entender as mudanças estruturais dessas secretarias e seus reflexos no tocante ao envio dos processos de manifestações. Torna-se vital que este procedimento seja prático, sem extravio da documentação ao setor competente, por conta das alterações efetivadas. O objetivo da Ouvidoria, em síntese, é para que o cidadão tenha essa ponte de contato garantida".

Conforme a ouvidora, ao encaminhar processos a Pastas que não têm competência para analisá-los e gerar soluções, isso implica em retomada do trabalho por completo, aliando-se à perda de prazos oficiais e a gastos excedentes. "Daí a importância de o processo ser enviado exatamente à sua área específica, não a setores estranhos do staff municipal. Por conseguinte, para melhor eficiência do atendimento e também com a finalidade de cumprir o prazo estipulado pela Lei Complementar
137, a Ouvidoria tem solicitado às secretarias esclarecimentos sobre a relação de serviços desempenhados cotidianamente".

Ela informou que, mensalmente, será publicado relatório de manifestações no site da Ouvidoria Geral, bem como a natureza dos serviços mais reclamados no município de Cuiabá. "A importância dessas reuniões é 100% positiva aos propósitos de tornar realidade a agilidade de atendimento que o cidadão tanto deseja às suas exposições à Ouvidoria. Com toda a certeza, possibilita  ganhos inestimáveis nos processos analisados, cumprindo-se uma das principais metas da Ouvidoria Geral de Cuiabá", disse.