Notícias

/

08 de Agosto de 2011 10h40

Adriana faz palestra sobre o papel da Ouvidoria

João Carlos Queiroz/Ouvidoria/Cuiabá

'O Papel da Ouvidoria' foi o tema de palestra proferida sexta-feira, dia (04-08), no auditório da UNIRONDON, pela ouvidora Geral de Cuiabá, Adriana Venturoso. Ela falou sobre o trabalho do 1º ouvidor Antônio de Oliveira, capitão-mor em 1538. "Já no período Colonial a Ouvidoria atuava. Em 1549,Tomé de Souza nomeou Pero Borges como ouvidor-geral, com a função de representar a administração da Justiça Real Portuguesa, atuando na qualidade de juiz, em nome do Rei".

Adriana Venturoso salientou que o trabalho das Ouvidorias data de muito tempo, respaldado na importância de suas funções. "Mas, o que é exatamente uma Ouvidoria? - é a pergunta que alguns ainda fazem por desconhecer a série de atribuições desse órgão. Pode-se dizer, por exemplo, que é a instância mediadora e imparcial entre a sociedade e o governo municipal, e objetiva garantir que os serviços prestados sejam apreciados com a finalidade de melhoria dos serviços públicos". 

Ela acrescenta que o ouvidor é o representante da população junto à instituição. "Como o próprio nome diz, ele é o responsável por acolher e dar voz às manifestações do usuário do serviço público municipal, por meio de denúncias, elogios, informações, reivindicações, reclamações e sugestões".

Cabe, portanto, à Ouvidoria,  acolher, analisar e apurar as manifestações registradas, encaminhando e acompanhando os processos junto aos órgãos competentes. "Também mantemos o cidadão informado, atualizado acerca de sua manifestação. Outro procedimento diz respeito ao sigilo, quando solicitado, sobre denúncias e reclamações". Ela destacou que o trabalho das Ouvidorias contribui para fortalecer a confiança e a credibilidade.

"O munícipe pode recorrer à Ouvidoria quando não obtiver resposta ou solução satisfatória junto aos órgãos municipais, ou sentir-se mal atendido e lesado em seus direitos. A Ouvidoria é peça auxiliar na estratégia da Instituição, e atua na melhoria da qualidade dos serviços, afirmou a ouvidora.

Outro ponto positivo das ações desempendas pelas Ouvidorias diz respeito à identificação de falhas e as rápidas correções. Adriana fez um balanço gráfico da atuação do órgão na gestão do prefeito Chico Galindo, trabalho que qualifica como primordial para uma administração que busca avanços sociais progressivos. "O importante é que trabalhamos para atender o cidadão nas suas manifestações".