Notícias

Saúde / Prevenção

30 de Novembro de 2015 14h20

Adolescentes recebem informações e orientações sobre saúde nesta terça-feira

MARIA BARBANT

Mayke Toscano

Arquivo

A Secretaria de Saúde de Cuiabá participa nesta terça-feira (1º de dezembro), às 08h, na Escola Estadual Liceu Cuiabano, da  Oficina de Educação e Saúde. Mais de 400 alunos dos 13 aos 16 anos estarão participando do evento que tem por objetivo orientar o adolescente em relação à saúde.

A responsável técnica pelo Programa Adolescer, da Rede Básica de Saúde, explicou que a ação será desenvolvida em parceria com a coordenação do Programa no Estado. “Nosso objetivo é levar  informação e orientação aos jovens para que eles façam uma reflexão, entendam as transformações pelas quais estão passando e, a partir daí, tenham autonomia sobre seu próprio corpo”. 

Na ação os técnicos estarão abordando temas como alimentação saudável  e higiene corporal. Também receberão kits de saúde bucal e a Caderneta do Adolescente.

“A Caderneta do Adolescente é um instrumento que permite acompanhar passo a passo a saúde dos jovens. Além disso, traz uma série de orientações e informações sobre prevenção da gravidez precoce e das Doenças Sexualmente Transmissíveis e o combate à violência. Nela também há dicas sobre alimentação saudável, higiene bucal, recomendações sobre imunização entre outras informações importantes para saúde dos adolescentes”, explicou Lucineyde Mattos de Oliveira Ojeda.

Em 2014, contando entre Unidades Básicas de Saúde e Escolas, foram distribuídas mais de 50 mil cadernetas. “Nossa intenção é dar efetividade à Caderneta como instrumento de atendimento para os adolescentes”, explicou a responsável técnica.

Lucineyde Ojeda lembra que  entre os temas que são discutidos com os adolescentes estão as vacinas, importantes nessa  fase, como  HPV para meninas dos 09 a 13 anos; tétano, tríplice viral, Hepatite B Febre amarela e outras.

A caderneta tem duas versões: uma para os meninos e outra direcionada para as meninas.

Sobre o trabalho desenvolvido este ano, Lucineyde Ojeda destaca as ações realizadas na Escola Estadual Tancredo Neves , com a discussão de temas como a gravidez na adolescência, DSTS-Aids, tabagismos, saúde homem da mulher,  integrado com os demais programas desenvolvidos pela Secretaria de Saúde de Cuiabá,  e a ação realizada nas mais de 696 unidades do projeto Siminina.

“Fizemos a triagem, atendimento e encaminhamento das meninas, junto com o programa Escola em Saúde, envolvendo avaliações de enfermagem, antropométrica e acuidade visual e encaminhamento para o atendimento odontológico, oftalmológico, de nutrição e clinica médica”.

Para 2016, a responsável técnica informou que já estão sendo planejadas uma serie de ações, em parceria com as escolas e também os demais programas realizados pela Secretaria de Saúde, nas unidades básicas e demais que integram a rede pública de saúde.

 

 

,