Educação / SELO UNICEF
01 de Outubro de 2018 16h54
Adolescentes atendidos pelo CRAS e projeto Siminina participam de oficina de Inclusão Digital
A Secretaria Municipal de Educação (SME) realiza nesta segunda-feira (01) e no próximo dia 08, oficinas de Inclusão Digital para 36 adolescentes do JUVA - Juventude Unida pela Vida na Amazônia, multiplicadores das ações de mobilização social do ciclo 2017-2020 do Selo UNICEF. Os adolescentes que integram o grupo são atendidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e pelo projeto Siminina.
O Selo Unicef é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância voltada à redução das desigualdades e à garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Suas ações são realizadas em áreas que concentram o maior número de meninos e meninas em situação de vulnerabilidade, explicou a assessora pedagógica da Coordenadoria de Programas e Projetos (CPP), da Diretoria de Ensino da SME, Eliene Alves Ferreira.
“A iniciativa é realizada em parceria com os municípios e busca contribuir para o fortalecimento das políticas públicas direcionadas à infância e à adolescência, por meio do desenvolvimento das capacidades dos gestores municipais e com estímulo à mobilização social e à participação dos adolescentes”, destacou Eliene Ferreira.
A iniciativa contribui para que o Brasil alcance os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados à população de até 17 anos e, para que reduza as disparidades regionais e avance na universalização dos direitos.
“A metodologia adotada pelo Selo Unicef combina capacitação de atores municipais, aprimoramento dos mecanismos de gestão local e mobilização social, com a ampla participação comunitária, principalmente dos adolescentes”, explicou a assessora pedagógica.
Programação
O cronograma de atividades da oficina, ministrada por assessores pedagógicos da Coordenadoria de Formação da Diretoria de Ensino prevê atividades nos dois períodos (manhã e tarde), com a abordagem de vários conteúdos como Conta Google/Gmail e suas aplicações, conceitos básico sobre a Técnica Stop Motion, APPs para criação, edição e a produção de animação, Roteiro e Personagens, nesta segunda-feira (01).
No dia 08, a oficina irá abordar edição de frames, inserção de sons/falas e velocidade de reprodução, Formatos para compartilhamento e socialização dos trabalhos.
Guilherme Mateus de Jesus (17) do CRAS do CPA tem grandes expectativas em relação à iniciativa. “Não podemos ficar fora das discussões e da mobilização para garantir direitos e melhores condições para as crianças e adolescentes e para todos dos bairros”, disse ele.
Karine dos Santos (13) disse que soube da iniciativa pelo projeto Siminina. “Achei muito interessante o projeto em si e a oficina de Inclusão Social. Acho importante os jovens participarem das discussões sobre o que a população precisa para melhorar a vida de todos”, concluiu.
SERVIÇO
Oficina de Inclusão Digital – mobilizadores do JUVA
Data: dias 01 e 08 de outubro
Local: Laboratório de Informática da Secretaria Municipal de Educação (SME), rua Diogo Domingos Ferreira, 292, bairro Bandeirantes.