Notícias

Esportes e Lazer /

14 de Maio de 2015 16h38

Adjunto de Cultura é indicado secretário geral de Fórum Nacional

EVELYN RIBEIRO

Divulgação

Arquivo

O secretário-adjunto de Cultura de Cuiabá, José Paulo Traven, foi indicado para o cargo de secretário geral do Fórum Nacional de Secretários Municipais de Cultura das Capitais e Regiões Metropolitanas.

A nomeação ocorreu em Belo Horizonte e reuniu mais de 70 autoridades do meio cultural, entre secretários municipais de todo o país, o secretário de Estado de Minas Gerais e profissionais do Ministério da Cultura e da Unesco.

“É um passo extremamente importante a ser dado. Esta é a primeira vez que um representante do Centro Oeste foi eleito e a nossa capital será incluída nas discussões do cenário nacional”, afirmou José Paulo Traven.

A indicação será oficializada no próximo dia 1º de junho, quando os representantes do Fórum se reunirem com o ministro da Cultura, Juca Ferreira, em Brasília.

Conduzido pela Fundação Municipal de Cultura, o encontro debateu temas que compõem a agenda da política cultural no Brasil, entre eles o Sistema Nacional de Cultura e aprovação da PEC 421/2015, que delibera sobre a vinculação orçamentária para a cultura no país. Leônidas Oliveira, presidente da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, foi eleito o presidente do Fórum Nacional.

Carta atualizada

Ao final do Fórum, os dirigentes de cultura redigiram o novo texto da “Carta de Porto Alegre” com propostas e reivindicações a serem levadas ao Ministério da Cultura. O documento público pode ser consultado na íntegra no site www.pbh.gov.br/cultura.

Além do aprimoramento do Sistema Nacional de Cultura e da aprovação pelo Congresso Nacional da PEC 421/2015, a Carta traz como destaque o pedido pela ampliação da participação da cultura na distribuição dos orçamentos municipais; a integração das políticas culturais nos municípios com as demais políticas públicas; a promoção e estímulo à cooperação entre os municípios; e a intensificação do debate sobre o papel da cultura no desenvolvimento sustentável, entre outros itens.