Saúde / Atendimento
11 de Abril de 2015 06h43
Acordo com SUS pode garantir mais recursos ao Pronto Socorro de Cuiabá
Em janeiro deste ano, o Sistema Único de Saúde (SUS) instituiu o Incentivo da Gestão Hospitalar (IGH), que trata do pagamento de incrementos financeiros aos hospitais a ele credenciados que atingirem algumas metas previamente estabelecidas pela Política Nacional de Atenção Hospitalar (PNOSHP).O Pronto Socorro Municipal foi o segundo hospital público em Cuiabá que fez a contratualização com o SUS. Em razão desse contrato, ainda este ano já deve começar a receber os incentivos financeiros que serão liberados após a habilitação pelo Ministério da Saúde. De acordo com a diretoria do PSM, estes incrementos serão utilizados para promover a melhoria no atendimento, qualificação profissional, adequações da estrutura e materiais.
Dentre as primícias deste projeto estão o aprimoramento da qualidade da atenção hospitalar, apoio ao fortalecimento da gestão dos hospitais, que por sua vez devem induzir a ampliação do acesso às ações e serviços de saúde na atenção hospitalar e ampliar o financiamento da atenção hospitalar. Cada meta tem um porcentual pré definido para receber um determinado valor, sendo assim quanto maior for o percentual atingido mais recurso o hospital poderá receber.
Os valores serão repassados pelo Governo Federal. O objetivo principal deste projeto é promover a qualificação das rotinas de trabalho para que assim o PSMC possa atingir 100% das metas e então conquistar a totalidade dos recursos.
Durante a reunião do Conselho Municipal de Saúde de Cuiabá, que contou com a presença do presidente, o secretário municipal de Saúde, Ary Soares Junior, foi deliberado pela aprovação do projeto. Na ocasião foi estabelecido que não serão medidos esforços para atender as metas estabelecidas no termo de compromisso e o respectivo documento conforme as diretrizes do acordo entre o SUS e os hospitais credenciados, em concordância com as normas do Ministério da Saúde.
A contratualização prevê o desenvolvimento gerencial contínuo do hospital e da secretaria, a revisão do plano operativo, orçamento, mecanismos de monitoramento e sistema de incentivos, pactuação com as equipes, dentre outros.