/
05 de Janeiro de 2011 16h51
Ações socioambientais da Sanecap beneficiaram mais de 21 mil pessoas em 2010
Com o intuito de aproximar-se cada vez mais da população cuiabana, a Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), por meio da Assessoria de Lideranças Comunitárias (ASLC), realiza, constantemente, ações ambientais e de cidadania envolvendo as comunidades de todos os bairros de Cuiabá. De acordo com o relatório anual de atividades da ASLC, somente no ano de 2010 foram quase 22 mil pessoas beneficiadas com cursos de capacitação, oficinas, workshops e palestras, todos relacionados ao tema meio ambiente e recursos hídricos.
Entre as ações realizadas pela ASLC está a oficina de sabão ecológico, que em 2010 capacitou três mil pessoas, com cursos realizados em escolas, e também durante o projeto Prefeitura em Movimento e em eventos da Base Comunitária da polícia Militar, do SESC e da Fundação Bradesco.
Conforme o coordenador da ASLC, João Lira, a iniciativa tem como objetivo a preservação dos recursos hídricos, oferecendo uma alternativa de reaproveitamento do óleo usado em frituras, resíduos que são altamente poluidores de rios e córregos.
A oficina é realizada em duas fases: teórica, que consiste na realização de palestra sobre recursos hídricos e a importância de sua preservação, e a prática: etapa na qual é ensinada aos participantes as fases da confecção do sabão ecológico, tanto líquido como em barra.
Outra iniciativa de grande alcance realizada pela ASLC é o curso básico de encanador para mulheres, que ensina as donas de casa a fazerem pequenos reparos no sistema hidráulico interno de suas residências, evitando o desperdício de água e, consequentemente a pressão sobre os mananciais de captação. Este curso qualificou 1.063 mulheres em 2010.
Além dos cursos e oficinas a comunidade cuiabana também é beneficiada com workshops e palestras, que chamam atenção para a mudança de atitudes e hábitos em relação ao meio ambiente. Durante os eventos, os participantes recebem material gráfico, como folders e cartilhas sobre os temas lixo, esgoto e água. Em 2010 foram distribuídos aproximadamente 15 mil exemplares.
Em
A ASLC também desenvolve o projeto social “Gota de Sensibilização”, que consiste em educação sócio-ambiental e capacitação de professores e alunos do ensino fundamental e médio em relação ao uso racional da água e dos recursos naturais. Em 2010 o projeto atendeu 19 escolas, municipais e estaduais, com um número total de 11.222 participantes, entre professores, alunos e funcionários.
Além dos projetos socioambientais internos, a equipe da ASLC também participa de eventos de outras entidades. Em 2010 participou efetivamente do evento “Nono Seminário Estadual de Recursos Hídricos de Mato Grosso - Nossas Águas em 1º Lugar”, promovido pela Assembléia Legislativa de Mato Grosso. Ao todo foram apresentadas nove produções técnico-cientificas, com exposição de Stand e Banners.