Notícias

Saúde / Combate ao mosquito

02 de Maio de 2016 11h54

ACE’s participam de ações de enfrentamento à microcefalia

MARIA BARBANT

Divulgação

Arquivo

Agentes de controle de endemias (ACE's) de Cuiabá participaram no último sábado (30), de uma ação de enfrentamento da Microcefalia junto com homens da Polícia Judiciária Civil e coordenada pela Defesa Civil do Estado.A ação faz parte dos Planos Estaduais e Municipais de enfrentamento da microcefalia que prevê a intensificação da mobilização no combate ao mosquito Aedes aegypti inclusive com o repasse (realizado em dezembro), de   R$ 20 milhões aos municípios para serem aplicados no combate ao mosquito.

“Em Cuiabá, a coordenadora da Vigilância em Zoonoses, Alessandra Carvalho, disse que desde dezembro as ações e mobilização  estão sendo intencificadas cumprindo as determinações previstas no Plano para o período de  janeiro a junho”.

Desde dezembro agentes de combate a endemias estão visitando os bairros com índices altos de infestação, orientando e notificação dos proprietários de imóveis e locais estratégicos , como borracharias e ferros velhos. “Também nesse período fizemos uma ação específicas nas unidades dos órgãos públicos, inclusive nos órgãos localizados no Centro Político e Administrativo”.

Na ação deste sábado foram visitados  e tratados imóveis e reservatórios de água nos bairros Cophema e em sete outros do entorno – Jardim Gramado I e II, Parque Geórgia, Nossa Senhora Aparecida, Jardim Botânico, Jardim Alencastro e São Gonçalo Beira Rio -, onde foram visitados cerca de 6 mil imóveis.

“Nossa estratégia é transformar todos em multiplicadores, unindo os esforços de diversos órgãos e da sociedade para combater o mosquito Aedes aegypti”, salientou a coordenadora.

Além de ações pontuais, em campo, os agentes de combate a endemias, continuam realizando o seu trabalho de rotina.  “A Vigilância em Saúde continua nas ações de visita orientando  a população e  atuando em estratégias diferenciadas conforme a necessidade do momento, como as  visitas quinzenais às borracharias e ferros velhos por exemplo e borrifacão dos locais quando são constatados casos suspeitos”, destacou Alessandra Carvalho.

Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde vem dando condições a rede pública de atender aos pacientes.  No último mês de março inaugurou o Ambulatório de Referência para atendimento a Mulher (Aram), localizado na Policlínica Dr. Clóvis Pitaluga de Moura, no bairro Planalto.

O ambulatório funciona das 07 às 17 horas, com foco no atendimento especializado às mulheres. Além da oferta de serviços como planejamento familiar, coleta de exame citopatológico de colo de útero (papanicolau), colposcopia, e atendimento pré-natal de risco, entre outros, a unidade é a referencia para o atendimento às grávidas com zika vírus e bebes com microcefalia.

De acordo com o  Secretário de Saúde de Cuiabá, Ary Soares de Souza Júnior,  “a ideia é humanizar o atendimento à mulher gestante e também a todos os pacientes do SUS”.