Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / PARCERIA
26 de Junho de 2017 11h15
Ação solidária ajuda para a reforma da Casa de Amparo às Vítimas de Violência
Uma ação solidária, realizada por um shopping de Cuiabá, vai contribuir para a reforma da Casa de Amparo às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica da Capital, ligada à Secretaria Municipal de Assistência Social.
O empreendimento escolheu 10 instituições do município para participar do “Arraiá Solidário do Goiabeiras”, cada uma com sua barraca. Todas apresentaram várias especialidades culinárias, na barraca Casa de Amparo tinha: canjica, arroz doce, pé de moleque e cocada. Os clientes puderam se deliciar dos pratos típicos de festa junina.
O secretário Assistência Social Wilton Coelho, que participou do evento, afirmou que terão várias outras ações em prol da Casa de Amparo. “Realmente a Casa está necessitando com urgência de uma reforma para melhor atender essas pessoas que são direcionadas pelo Poder Judiciário da Capital”, destacou o secretário.
Para a defensora Rosana Leite, foi o início das ações solidárias em prol da Casa de Amparo. A finalidade é fazer com que esse espaço tão importante para as mulheres vítima de violência doméstica cumpra o seu verdadeiro papel, de acordo com as diretrizes nacionais. “Da forma como a Casa se encontra, o amparo fica deficiente. Acredito que a reforma tão almejada fará com que as mulheres se sintam mais amparadas”, declarou.
O juiz Jamilson Haddad, da Vara de Violência Doméstica e Familiar, relata que a violência doméstica sempre esteve presente na sociedade, fazendo vítimas mulheres das mais diversas classes sociais. “Estou aqui apoiando a causa e parabenizando a Casa de Amparo por um ato grandioso para uma entidade que tanto acolhe e ajuda na causa da mulher aqui em Cuiabá”, afirma o juiz.
CASA DE AMPARO
Na busca de alternativas de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica, a Prefeitura Municipal de Cuiabá criou em agosto de 2002 a Casa de Amparo às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica, que passou a ser uma referência para Mato Grosso no acolhimento a mulheres em situação de risco.
A unidade está instalada há mais de quinze anos na Capital e presta um importante auxílio de reabilitação psicológica para aquelas que denunciam suas agressões.