Notícias

Saúde / Campanha

27 de Novembro de 2015 15h01

Ação preventiva de saúde bucal será no bairro Jardim Leblon

MARIA BARBANT

Tchélo Figueiredo

Arquivo

O bairro Jardim Leblon recebe neste sábado (28), das 08 às 12 horas,  a 7ª etapa da campanha de combate ao Câncer de Boca. A campanha será realizada na Clínica Odontológica do bairro e tem como objetivo fazer a busca ativa das lesões suspeitas de câncer de boca.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima-se que em 2015, no Brasil, haverá 11.280 novos casos de homens e 4.010 novos casos de mulheres com neoplasia maligna da cavidade oral.

A responsável pela ação, a estomatologista Diurianne França conta que para Mato Grosso,  a estimativa do Inca, segundo o sexo, é de 120 novos casos em homens e 40 em mulheres considerando as taxas brutas de incidência por 100 mil habitantes.

Esses números colocam o câncer de boca como um problema de saúde pública, pois a doença mata mais de 4 mil pessoas por ano, e o nosso país tem a 3ª maior incidência mundial, ficando atrás apenas da Índia e da antiga Tchecoslováquia. 

“Nossa ideia ao fazermos uma campanha preventiva nas 10 Clínicas Odontológicas do município, além de prestar orientação à população, é reforçar a busca ativa das lesões suspeitas de câncer de boca”, lembrou Diurianne França.

Após os primeiros exames, caso sejam encontradas alterações as pessoas são  encaminhadas aos Centros de Especialidades Odontológicas para a realização de exames complementares como citologia esfoliativa e biópsia.

Até o momento já foram realizadas 06 campanhas, nos bairros Osmar Cabral, Jardim Vitória, Coxipó, Verdão, Tijucal e Pascoal Ramos. Um total de 186 pessoas procuraram os serviços, e dessas 29 foram encaminhadas aos Centros de Especialidades Odontológicas, para esclarecimento diagnóstico das alterações. Dois casos com suspeita de malignidade foram identificados.

São parceiros da Secretaria de Saúde na ação o Programa de Combate ao Câncer de Boca do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) e a Liga Acadêmica de Combate ao Câncer de Boca de Mato Grosso (LACCanBo/MT) e o Conselho Regional de Odontologia (CRO/MT).

Saiba mais

A estomatologista Diurianne França lembra que o  câncer de boca, assim como qualquer outro tipo de câncer tem cura desde que diagnosticado em fase inicial.

Para aumentar as chances de cura é preciso ficar atento às alterações e/ou lesões que podem acometer na boca, em especial as manchas brancas, vermelhas ou escuras na mucosa da boca; úlceras ou feridas e caroços que não cicatrizam em até 15 dias.

Diurianne França lembra que é importante observar outros sintomas como sangramento, dentes moles, salivação intensa, alterações na fala ou dificuldade para engolir. Se encontrar alguma alteração a pessoa deve procurar o cirurgião-dentista. O câncer de boca não dói no início por isso a prevenção é tão importante e a melhor maneiro de detectar a doença.

Portanto não se esqueça e aproveite as próximas campanhas preventivas neste sábado (28), na Clínica Odontológica Jardim Leblon e no dia 12/12, na Clínica Odontológica do CPA 3.