Saúde / Saúde bucal
13 de Novembro de 2015 15h17
Ação de prevenção e busca ativa será no Pascoal Ramos
Neste sábado (14/11), das 08 às 11 horas, na Clínica Odontológica do Pascoal Ramos acontece mais uma etapa da campanha permanente de diagnóstico e prevenção das doenças bucais. Esta será a sexta etapa da campanha que já foi realizada nos bairros Osmar Cabral, Jardim Vitória, Coxipó, Verdão e Tijucal. Até o final do ano, acontecerão mais duas etapas nas Clínicas Odontológicas do Jardim Leblon (28/11) e no CPA 3 (12/12).
A responsável pela ação, a estomatologista Diurianne França explicou que a intenção da Coordenação de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde de Cuiabá é realizar campanhas preventivas rotineiras, nas 10 Clínicas Odontológicas do município. “Além de orientação à população estamos fazendo a busca ativa das lesões suspeitas de câncer de boca,” explicou.
Segundo a coordenadora, a campanha apesar de dar ênfase ao câncer de boca diagnostica e previne outras doenças bucais.
Nas etapas já realizadas da campanha foram atendidas 174 pessoas. Desse total, 24 foram encaminhadas para exames complementares de esclarecimento de diagnóstico (citologia esfoliativa e biópsia), nos Centros de Especialidades Odontológicas. Dois casos suspeitos de câncer de boca foram detectados.
Para a coordenadora essas ações são fundamentais para o diagnóstico precoce das doenças bucais. “As campanhas permanentes são ações estratégicas de sensibilização, prevenção e diagnóstico precoce dessas doenças. Por meio delas conseguimos beneficiar um grande número de pessoas, além disso, nos possibilita capacitarmos as equipes de saúde bucal e, reduzir a incidência dessa doença, sua morbidade e mortalidade”.
Durante a campanha serão realizados atendimentos, diagnóstico precoce de lesões malignas ou cancerígenas e, encaminhamento das pessoas que necessitarem de tratamento adequado.Também serão entregues kits de higiene bucal aos participantes.
A campanha permanente de diagnóstico e prevenção de doenças bucais é uma ação da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, por meio da Coordenadoria de Saúde Bucal em parceria com o Programa de Combate ao Câncer de Boca do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) e a Liga Acadêmica de Combate ao Câncer de Boca de Mato Grosso (LACCanBo/MT).