Notícias

Empresa Cuiabana de Zeladoria e Servicos Urbanos / CIDADE VERDE

09 de Outubro de 2022 07h10

Ação de arborização resulta no plantio de mais 600 mudas de árvores no Parque da Nascente

BRUNO VICENTE

Limpurb

Arquivo

Mais 600 mudas de árvores foram plantadas no Parque da Nascente – Yone de Azevedo Campos, localizado no bairro Morado do Ouro. A ação de arborização foi promovida na sexta-feira (07) pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) e contou com a participação de alunos da EMEB Jescelino José Reiners e da EE Profº Benedito de Carvalho.

As mudas correspondem a variadas espécies adequadas para o clima de Cuiabá, como Cambará, Jenipapo, Pitomba, Chico Magro, Mangueira, Jacarandá, Aroeira, Ingazinho, Ipês, entre outras. O Horto Florestal Tote Garcia foi responsável por fornecer 200 mudas e as outras 400 foram doadas pelo Projeto Verde Novo, do Juizado Volante Ambiental (Juvam).

O plantio no Parque da Nascente é considerado simbólico pela Limpurb, já que o local é uma das nascentes do Córrego Gumitá, que se encontra em processo de recuperação. Além disso, a área onde agora é um dos principais espaços de lazer da região foi encontrada pela gestão Emanuel Pinheiro completamente devastada e tomada por lixo.

“A gestão Emanuel Pinheiro tem feito um trabalho contínuo de arborização, visando recuperar o título de ‘Cidade Verde’. O Parque da Nascente está entre os vários locais que antes eram utilizados como bolsões de lixo e foram transformados em locais de lazer e símbolos do cuidado com o meio ambiente”, comenta o diretor-geral da Limpurb, Júnior Leite.

O ambientalista e coordenador de arborização urbana da empresa pública, Abel Nascimento, lembrou que, em menos de 30 dias, está já é a segunda vez que o Parque da Nascente recebe ações de arborização. Ele relatou que, no dia 21 de setembro, o local recebeu o plantio de outras 100 mudas, em celebração ao Dia da Árvore.

“Temos a certeza de que, com os cuidados necessários e colaboração da população, daqui a alguns meses veremos uma linda floresta nesse local. É isso que queremos não só para o Parque da Nascente como para toda nossa Cuiabá. Vamos continuar plantando uma cidade cada vez mais verde”, pontua Abel.