/ OPERAÇÃO INTEGRADA
04 de Janeiro de 2025 11h00
Ação conjunta apreende seis motocicletas e registra 32 autos de infração
Agentes da Prefeitura de Cuiabá participaram na sexta-feira (3) de uma operação coordenada pelo GGI (Gabinete de Gestão Integrada) da Sesp (Secretaria de Segurança Pública) para coibir a poluição sonora e impedir o funcionamento de estabelecimentos comerciais que não tenham alvará e tampouco atendam as normas de proteção a incêndio do Corpo de Bombeiros.
"A poluição sonora é algo que o prefeito Abilio Brunini determinou prioridade. Com as forças de segurança unidas e interagindo teremos bons resultados em favor da população. Essa união de agentes do município e do Estado é essencial para um melhor resultado das políticas públicas. A participação ativa da Prefeitura de Cuiabá foi fomentada pelo prefeito Abilio", destaca a secretária Juliana Palhares.
A secretaria de Mobilidade Urbana, Regivânia Alves Venâncio, destacou que a segurança do trânsito no período noturno será intensamente fiscalizada. "Ao fiscalizarmos as práticas de direção defensiva, se evita acidentes e salva não só a sua vida como a de muitas pessoas".
O secretário de Proteção e Defesa Civil, coronel Alessandro Borges Ferreira, ressaltou a importância da fiscalização do corpo de bombeiros. "Essa ação conjunta é para priorizar o bem estar coletivo. Os bombeiros comparecem aos locais para verificar as condições dos prédios, o que inclui sinalização de segurança, iluminação, funcionamento e data de validade dos equipamentos, sistemas de proteção e combate a incêndio".
A Secretaria Municipal de Segurança Pública, coronel Francyanne Siqueira Chaves Lacerda, ressaltou a importância da PM no contexto social. "A instituição Polícia Militar está disposta a colaborar com o município para a garantia da ordem pública. Uma parceria de extrema importância".
No transcorrer da operação, foram apreendidas seis motocicletas que apresentavam falhas em documentação e estacionadas em locais indevidos. Três estabelecimentos comerciais foram autuados por flagrante violação à lei do silêncio, em razão do alto volume de aparelhos de som que ultrapassam os limites legais a partir das 22h. No total, foram registrados 32 autos de infração, incluindo motivos diversos.
A Polícia Militar abordou 38 pessoas em razão de suspeitas. Porém, não houve prisões. A equipe do Corpo de Bombeiros forneceu orientações aos estabelecimentos comerciais que já tinham notificações vigentes, como a regularização dos alvarás e normas de incêndio.
As fiscalizações foram cumpridas nos bairros Pedregal, Dr. Fábio, Parque Cuiabá, Residencial Coxipó, Jardim Industriário, Três Barras, Pedra 90, Jardim União e Novo Paraíso.