Notícias

/

29 de Março de 2011 10h00

Acadêmicos da Unic visitam o Memorial da Água

Andréia Coutinho/Sanecap

Cerca de 100 alunos do primeiro e segundo semestres do curso de Engenharia Ambiental e de pós-graduação em Perícia e Gestão Ambiental da Universidade de Cuiabá (Unic) lotou no último sábado (26-03) o auditório “Engª Eliana Rondon” no Memorial da Água “Eng° José Luiz de Borges Garcia”, da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap). O objetivo principal foi entender mais sobre os processos de tratamento de água dentro da indústria da água, na capital.

 

No início da manhã, os estudantes assistiram a um vídeo institucional produzido pela companhia com explicações sobre o trabalho de distribuição, captação e tratamento de água que ocorrem diariamente nas 11 Estações de Tratamento de Água – ETAS, controladas pela Sanecap.

 

Depois, eles conferiram uma série de reportagens produzida pelo programa da rede Globo “Fantástico” sobre o tema “O mundo de Valentina”, que abordou previsões futuras relacionadas à falta d’água e ao descarte de lixo e suas implicações ambientais, sociais e econômicas.

 

A visita técnica prosseguiu no complexo das ETAs I e II, localizado entre as avenidas Presidente Marques e São Sebastião, no bairro Quilombo.  Para a coordenadora do curso de Engenharia Ambiental, Cláudia Guimarães, a idéia é estimular a pesquisa científica na área. “É importante investir sempre em estudos voltados ao saneamento ambiental, esgotamento sanitário, resíduos sólidos, drenagem urbana, entre outros”.

 

O estudante de Engenharia Ambiental, Acácio Dias, considera importante a aula de campo para ampliar os conceitos relacionados principalmente ao uso racional da água. “Isso gera mudança de atitude. A partir de hoje tenho certeza que vou estar mais atento e olharei com outros olhos para o desperdício, valorizando o uso racional da água no meu cotidiano, da minha família e da comunidade”.

 

A opinião da futura engenheira ambiental, Elaine Carvalho, confirma a importância da conscientização quanto aos usos da água. “Hoje, na minha casa, já reutilizamos a água da lavagem de roupas para limpar o quintal. Agora, penso em implantar tecnologia de captação de água da chuva para reaproveitar nas descargas dos vasos sanitários”, explicou.

 

A visita faz parte de uma série de encontros que ocorrerão durante todo o ano no local que se transformou num importante instrumento para o desenvolvimento de ações de Educação Ambiental, sendo referência histórica para alunos do ensino fundamental, médio e superior de Mato Grosso.

 

O Memorial da Água foi inaugurado em maio de 2008, revitalizado pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), com recursos da Fundação e Pesquisa de Mato Grosso (FAPEMAT) com o intuito de referendar a importância histórico-cultural, social, político e econômico do processo de tratamento e distribuição da água em Cuiabá.

 

As duas ETAs (Engenheiro José Brunello Bombana – ETA I e General Austregésilo Homen de Mello – ETA II) respondem por 60% do abastecimento da cidade, águas captadas do Ribeirão do Lipa, situada no Parque Municipal Dante de Oliveira.