Esporte e Lazer /
26 de Janeiro de 2011 15h00
Ablocc e Secretarias de Cultura discutem importância da parceria para o Carnaval
A Associação de Blocos Carnavalescos de Cuiabá (Ablocc) tem participado de todas as reuniões e conversações que buscam apoio para a realização do tradicional carnaval cuiabano. Segundo a presidente da Ablocc, Cidele Matos, esta é a primeira vez que a Ablocc e os representantes do segmento participam, opinam e definem as questões para a preparação do Carnaval. O secretário Municipal da Cultura de Cuiabá, Moisés Martins, que está à frente do projeto, vem mantendo reuniões com os representantes do Carnaval, com a intenção de inseri-los nas questões administrativas do evento.
O tema “Cuia-Copa, Carnaval da Alegria”, segundo Martins, foi o próprio segmento que escolheu. “Antes quem decidia, administrava e fazia tudo era a Secretaria. Os presidentes de blocos e escolas de samba recebiam a verba, não participavam de nada, não podiam elencar suas necessidades. Hoje, eles tem livre acesso para destacar as necessidades e opinar naquilo que acha que será bom para a melhoria do Carnaval cuiabano”, explicou.
Durante a reunião realizada nesta quinta-feira (25-01), com o secretário de Estado de Cultura, e o adjunto, João Malheiros e Oscemário Daltro, respectivamente, um dos ícones mais respeitados do segmento, a carnavalesca Clemance Saldanha, a famosa “Pretinha”, elogiou a atitude da Cultura, em incluir o segmento nas conversações. “Em 15 anos que trabalho no meio, esta é a primeira vez que o segmento ganha abertura para dialogar com os poderes. A união entre Estado, Município e Ablocc ajudará a fortalecer ainda mais o nosso Carnaval”, avaliou Pretinha, elogiando a parceria entre os poderes públicos.
João Malheiros colocou a Secretaria de Estado à disposição do segmento para apoiar e ajudar na realização do Carnaval. Ele comentou a importância do tradicional Carnaval cuiabano, na sociedade e no meio cultural. “É uma pena as pessoas saírem daqui (Cuiabá), para ir a outras cidades do interior pular Carnaval. Somos a Capital de Mato Grosso, somos sede da Copa do Mundo de 2014, não podemos perder nossos valores. Carnaval não é apenas festa, é folia; o Carnaval tem todo o encanto e magia das cores, das fantasias, as marchinhas, o samba enredo. É isso que temos que despertar e resgatar em nosso povo”, acrescentou.
Pretinha destacou ainda que com a Ablocc envolvida nas questões do Carnaval, fica mais fácil definir pontos que serão bons ou ruins para a realização da grande festa. Ele explicou que o segmento pretende cada vez mais resgatar o desfile oficial de blocos e escolas de samba, que este ano será realizado na Avenida Beira Rio, próximo ao Museu do Rio, bairro Porto.
“Somos nós que sabemos o anseio e as necessidades dos blocos e das escolas de samba. Não queremos apenas verba; queremos discutir o que é necessário e o que é realmente bom, para fazermos um grande desfile. Hoje, com a Ablocc envolvida, podemos discutir e rever todas essas questões”, ressaltou. Cidele Matos não poupou elogios aos organizadores. Ela agradeceu a oportunidade e afirmou que vai trabalhar para aglutinar apoio e realizar um belo desfile na avenida.
Moisés Martins acrescentou que intenção da Secretaria é fomentar cada vez mais a aproximação dos representantes do Carnaval com a Cultura. “Não podemos distinguir um do outro. A Cultura e o Carnaval devem caminhar sempre juntos. Com essa aproximação do segmento, fica mais fácil dividirmos tarefas, distribuir funções e oferecermos uma bela festa ao público”, declarou.
Assessoria Secretaria Municipal da Cultura de Cuiabá
(65) 3617-1280 / 8415-0916