Notícias

Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / Peixe Santo 2016

22 de Fevereiro de 2016 10h50

Abertas inscrições para qualificação dos novos parceiros do ‘Peixe Santo’

EVELYN RIBEIRO

Estão abertas as inscrições do curso “Boas Práticas de Manipulação de Pescado”, voltados para piscicultores e vendedores  que estão participando do projeto “Peixe Santo” pela primeira vez.  O curso será ministrado no dia 1º de março, no prédio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), localizado na Avenida 15 de Novembro no bairro Porto.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 26 de fevereiro na unidade em horário comercial. Foram disponibilizadas 30 vagas e durante a capacitação os piscicultores serão orientados quanto ao manuseio correto do alimento e prevenção de bactérias. No dia 29 de fevereiro, o mesmo curso será ministrado para piscicultores e vendedores veteranos no projeto, na Secretaria Municipal de Educação.

“Esta preparação é essencial para este tipo de atividade, já que há uma exigência forte por parte da Vigilância Sanitária. Queremos reforçar algumas questões e evitar transtornos e prejuízos tanto à população, como para os vendedores”, alertou o secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Alex Jony Silva.

Entre os pré-requisitos para trabalhar no projeto estão à obrigatoriedade de inscrição, apresentação de carteira sanitária, exames médicos, balanças aferidas pelo Inmetro e licença de despesca (retirada do peixe com rede ou tarrafa).

A 25ª Edição do projeto Peixe Santo, traz como tema:“Nosso Peixe é Digoreste...Venha aqui prová!!”. A programação é realizada em alusão ao evento católico da Semana Santa. Entre os dias 7 e 10 de março ocorre o credenciamento, na Secretaria de Trabalho. No dia 21 de março terá uma coletiva de imprensa para o lançamento do Peixe Santo, na Praça Ipiranga.

No dia 22, a Prefeitura realizará um seminário sobre o consumo de pescado, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). As vendas ocorrem no período de 23 a 25 de março em 28 pontos espalhados pela cidade, das 7h30 às 20h. Serão comercializados peixes das espécies Pintado, Tambatinga e Pirapitinga.O peixe redondo (sem vísceras e escamas) será vendido a R$11,50 o quilo e o peixe de couro (sem vísceras) a R$18,00 o quilo.