Notícias

/

22 de Março de 2011 17h27

5ª Festa do Peixe de São Gonçalo Beira Rio espera reunir mais de 50 mil visitantes

Angela Jordão/PMC

A Associação dos Moradores da comunidade São Gonçalo Beira Rio promoveu nesta terça-feira (22) o lançamento da 5ª edição da Festa do Peixe. O evento, realizado em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, acontecerá entre os dias 01 e 03 de abril, na tradicional comunidade de Cuiabá. A Festa do Peixe abre as comemorações pelo aniversário de Cuiabá, celebrado no dia 08 de abril.  

A comunidade São Gonçalo Beira Rio é uma das mais antigas (se não a mais) de Cuiabá. Sua fundação data de 1717, dois anos antes da fundação oficial da capital de Mato Grosso. Desde 2007, os moradores promovem a Festa do Peixe, com o objetivo de divulgar as tradições e a riqueza cultural do local, que envolve desde artesanato até o pescado. A comunidade é popularmente conhecida como uma vila de pescadores.  

Todas as famílias que vivem no São Gonçalo Beira Rio vivem da pesca e do artesanato. Atualmente, vivem na comunidade 75 famílias, aproximadamente 400 habitantes, que se orgulham de suas raízes e riqueza cultural.  

A Festa do Peixe também foi criada com o objetivo de incrementar a economia local. Em 2010, durante a 4ª edição, mais de 30 mil pessoas visitaram o evento, durante as três noites de festa. Nas diversas peixarias, instaladas na comunidade, foram comercializados uma tonelada de peixe. 

Para este ano, são esperados mais cerca de 50 visitantes durante as três noites. “Nossa expectativa é que sejam comercializados entre 1,5 e duas toneladas de peixe”, conta Julia Rodrigues da Conceição, presidente da Associação.  

A secretária de Turismo de Cuiabá, Tânia Bartelli, explicou que a Prefeitura de Cuiabá  está dando todo apoio a realização da festa, especialmente na questão da infraestrutura, com o fornecimento de serviços e a limpeza do bairro. “É muito importante a iniciativa da comunidade, que começou e promove a festa todos os anos, sem ficar esperando pelo poder público. A Secretaria de Turismo está analisando uma série de projetos a serem implantados na comunidade, para incrementar o turismo local e, conseqüentemente, melhorar a qualidade de vida da população”.