Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /
18 de Junho de 2012 15h17
4,5 mil famílias de Cuiabá precisam se recadastrar no CadÚnico
Um total de 4,5 mil famílias moradoras de Cuiabá que completaram dois anos de inserção no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal, o CadÚnico, devem procurar a sede do programa Bolsa Família para o recadastramento. O CadÚnico é um instrumento de coleta de dados e informações com o objetivo de identificar todas as famílias de baixa renda existentes no país.
Em Cuiabá, cerca de 54 mil famílias integram o CadÚnico e, desse montante, 22 recebem transferência de renda por meio do Bolsa Família. Conforme o Ministério do Desenvolvimento Social, o CadÚnico é constituído por uma base de dados, instrumentos usado pelos governos municipais, estaduais e federal para obter o diagnóstico socioeconômico das famílias cadastradas.
De acordo com a gerente do Bolsa Família na capital, Maria Claudete Orso, para o recadastramento é fundamental a apresentação de documentação pessoal. “Devem ser apresentados à carteira de identificação, a Carteira de Trabalho mesmo que não esteja assinada, CPF, comprovante de residência, de endereço e de escolaridade das crianças”.
Ela alerta ser necessário o recadastramento de todas as pessoas mesmo que o endereço continue igual e que não estejam recebendo mais o Bolsa Família.
“As famílias que precisam atualizar os dados são comunicadas no comprovante de pagamento do benefício. É importante ficar atento ao prazo final do processo de revisão cadastral, que termina em 31 de dezembro. Após essa data, os benefícios serão bloqueados e podem até ser cancelados”.
A sede do Bolsa Família fica na rua 13 de Junho, nº 1660, Centro.