Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / 25 de junho

21 de Junho de 2024 14h30

39ª Semana do Imigrante: mais de 500 atendimentos realizados durante o 'Dia D' promovido pela Prefeitura de Cuiabá

CAROLINA MIRANDA

Vicente Aquino

Arquivo

A população imigrante de Cuiabá participou do evento promovido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, em conjunto com a Pastoral do Imigrante, nesta quarta-feira (20). O evento, alusivo ao Dia do Imigrante celebrado em 25 de junho, fez parte do Dia D da 39ª Semana do Imigrante e ofereceu diversos serviços socioassistenciais no Centro Pastoral, sendo coordenado pela Secretaria Adjunta de Direitos Humanos.

Entre os serviços oferecidos estavam atendimentos de saúde com clínico geral e pediatria, vacinação, consultas com psicólogos, atualização de informações no CadÚnico para concessão de benefícios, cortes de cabelo e serviços do Sine da Gente, entre outros.

O evento destacou a importância da colaboração entre diversas secretarias e entidades para proporcionar suporte adequado aos imigrantes, demonstrando o compromisso da administração pública em integrar e apoiar esta comunidade na busca por melhores condições de vida em Cuiabá. “A ação que aconteceu por mais um ano, superou nossas expectativas. Graças aos nossos parceiros, como as Secretarias da Mulher, Saúde, Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, bem como empresas como o Senac, que disponibilizou profissionais, conseguimos oferecer o apoio necessário do poder público. A estimativa inicial era de 300 atendimentos, mas ultrapassamos os 500 atendimentos. Estamos muito felizes em, mais uma vez, aproximar essa população que procurou a capital com o intuito de melhorar suas vidas,” afirmou secretária-adjunta de Direitos Humanos, Christiany Fonseca.

O padre Mauro Verzeletti, responsável pelo Centro Pastoral para Migrantes, em parceria com a Prefeitura Municipal de Cuiabá, destacou que todos os anos o evento é realizado durante a Semana do Migrante, celebrada em todo o Brasil. “É uma semana em que diversos serviços são oferecidos à população migrante, como atendimento médico, atenção psicológica, cortes de cabelo e atividades para as crianças. É um momento muito importante, pois permite que os migrantes recebam os serviços necessários para se inserir melhor em Cuiabá e outras partes do Brasil. Atualmente, temos 80 pessoas hospedadas no Centro Pastoral, recebendo alimentação e outros serviços. A permanência no centro varia de 30 a 60 dias, permitindo que os migrantes encontrem trabalho e possam recomeçar suas vidas. É muito compensador oferecer num mesmo espaço, diferentes serviços de cidadania”, ressaltou o padre.

O secretário municipal de Saúde, Deiver Teixeira, que esteve presente ao evento, elucidou dizendo que cuidar da saúde da população usuária do Sistema Único de Saúde é cuidar também daqueles que vieram para o município atras de uma vida melhor. “Cuidar do nosso povo, da nossa gente, inclui também cuidar daqueles que aqui chegam. Precisamos humanizar e olhar não só para dentro, mas também para aqueles que escolhem viver aqui. Um projeto como esse é muito significativo, pois realmente dá dignidade às pessoas. A parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria de Assistência Social reforça esse compromisso da gestão do prefeito Emanuel Pinheiro e seus servidores para com a população, incluindo os novos moradores”, declarou o secretário.

O serviço de saúde foi bem procurado. Raul Armend, 45 anos, acompanhado da esposa, está na capital há pouco mais de três meses. Eles vieram da Venezuela para morar com um familiar que já estava na cidade. Quando ficou sabendo do Dia D, aproveitou para fazer um check-up. “Graças a Deus, estou saudável. O médico passou alguns exames e vou fazer. Temos que cuidar da saúde para poder trabalhar bem e levar sustento para casa,” contou.

Sarah Vertígio, 35 anos, também aproveitou o evento. Ela estava com seu filho de 1 ano, que tem problema de coração e já está sendo atendido pela rede de saúde pública. “Hoje fiquei sabendo desta ação social. Vim atualizar o Cadastro Único pois o meu contato estava errado e com isso estava dificultando receber as informações, principalmente no que diz respeito ao tratamento do meu filho. Esses eventos são muito importantes para nós, que viemos de fora, pois trazem diversos serviços como vacinação e corte de cabelo. Desde que vim para cá, há pouco mais de seis meses, moro com a minha prima e sempre que precisei da Prefeitura fui atendida,” afirmou.