Notícias

Saúde / Psicossocial

11 de Dezembro de 2014 17h22

1º Fórum de Saúde Mental teve início nesta quinta-feira

DANIELE DANCHURA

Michel Alvim

Arquivo

O 1º Fórum Municipal de Saúde Mental de Cuiabá teve início nesta quinta-feira (11) no auditório da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM). A programação se estendeu durante todo o dia de hoje e prosseguirá nesta sexta-feira (12). Cerca de 250 pessoas participam do evento.

A mesa de abertura foi composta pelo secretário municipal de Saúde, Werley Peres, pelo secretário-adjunto de Estado de Saúde, Huark Douglas, pelo representante da Coordenação Nacional de Saúde Mental do Ministério da Saúde, Enrique Bessoni, pela coordenadora da Diretoria de Atenção Secundária da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, Simone Brito e pela coordenadora especial de Rede Assistencial de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, Daniele Auxiliadora Bastos Novaes.

O secretário Werley Peres ressaltou a importância da realização do Fórum e salientou a felicidade de ver a satisfação das pessoas envolvidas na organização conseguindo alcançar o objetivo proposto. "Fico muito feliz por ver a satisfação das pessoas que construíram este Fórum, que é muito importante para mudar a realidade da saúde mental de Cuiabá e de Mato Grosso. Sabemos que não é fácil, mas trabalhando juntos poderemos mudar essa realidade", concluiu.

O secretário-adjunto de Saúde do Estado, Huark Douglas, parabenizou os idealizadores do evento. "Sabemos da importância desta discussão. Temos desafios grandes e sabemos que a rede não está preparada para atender este tipo de paciente. Temos feito discussões bem ampliadas e contundentes, dentro da realidade que se encontra o nosso Estado. A parte mais difícil é a retaguarda hospitalar para a maioria desses pacientes, principalmente na questão de emergência, e a estratégia de 'desospitalização' desses pacientes. Cuiabá não foge a regra dessas questões. Por isso precisamos ampliar e aprofundar as discussões. E, a partir deste tipo de iniciativa é que as coisas avançam e estamos em uma fase propícia para o avanço da saúde mental no nosso estado, e principalmente Cuiabá, que é a capital".

Enrique Bessoni, representante da Coordenação Nacional de Saúde Mental do Ministério da Saúde, considerou o Fórum como um evento ousado. "Considero a participação das pessoas aqui como um avanço na política nacional da saúde mental. Eu realmente espero que as discussões aqui nos levem a um compromisso social com a saúde mental, não só os gestores, mas toda a rede, todos que compõem a rede. Poder participar do primeiro Fórum de Saúde Mental hoje é ver o quanto Cuiabá já cresceu no processo e também é uma honra discutir com vocês o que poderemos fazer.

O objetivo do Fórum é abrir o diálogo sobre a atenção em Saúde Mental, que envolve pessoas com transtornos mentais e/ou com problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas no contexto da rede de Saúde em Cuiabá. "Espero que possamos dialogar bastante sobre a saúde mental de Cuiabá nesses dois dias de evento", afirmou Daniele Auxiliadora.