Educação / COMEMORAÇÃO
02 de Abril de 2019 08h00
Unidades educacionais se mobilizam para comemorar os 300 anos de Cuiabá
Unidades educacionais de Cuiabá realizam a partir desta semana, uma serie de eventos em comemoração aos 300 anos da capital mato-grossense. São feiras culturais, gastronômicas, passeios, oficinas e festivais que serão promovidas para celebrar a data.
Alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Paulo Ronan Ferraz Santos visitam nesta terça-feira (2), a partir das 8 horas, o Quintal de Siriri Flor de Atalaia, localizado no bairro Parque Atalaia. As 220 crianças (100 de manhã e 120 a tarde) vão conhecer o local e também apresentar danças regionais.
O CMEI Coronel José Meirelles, localizado no bairro Jardim Guanabara, promove no dia 4 de abril, às 17 horas, uma feira que irá reunir os 230 alunos, funcionários, professores e pais. Na programação do Projeto Cuiabá 300, que tem como tema "Cuiabá tem história, tem memória", estão previstas apresentações de danças cuiabanas, feira cultural e peças de artesanato, comidas cuiabanas, doces e bolos e uma exposição de artistas locais. O evento contará com as presenças do Grupo Broto de Pequi e da famosa boleira, dona Eulália.
A EMEB Francisco Pedroso da Silva, localizada no bairro São Francisco, fará uma homenagem especial a Cuiabá, no dia 5, às 18 horas com apresentações culturais, músicas e danças.
Os alunos da EMEB Maria Tomich Monteiro da Silva, localizada no bairro Ribeirão do Lipa, realizaram nesta segunda-feira (1), e nos dias 3 e 4, Oficina e no dia 5, das 09 as 15 horas, Exposição de Escultura em Argila.
Na quinta-feira (4), na Escola Municipal de Educação Básica do campo (EMEBC) Profª Benedita Xavier Rodrigues, localizada no Distrito de Nossa Senhora da Guia, os 387 alunos da Educação Infantil até o 1º Ciclo, irão apresentar o resultado do que foi trabalhado no primeiro bimestre. As apresentações vão acontecer das 08 às 10 horas e das 13 às 16 horas. Uma das atrações é o Dicionário Cuiabano, pela turma do 3º ano matutino com palavras e sotaques cuiabanos.
A Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, localizada no bairro Alvorada, também vai comemorar a data, de forma especial, com o Sarau Cata-Vento, no dia 5, às 18 horas, e vai abrir as atividades do projeto "Cata-vento, palavras em movimento", idealizado pelas professoras Cristina Corrêa Ribeiro e Maria Auxiliadora de Oliveiras. O projeto aproxima os alunos das obras literárias e estimula a leitura e a escrita.