Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / BALANÇO
05 de Novembro de 2017 10h01
Programa Siminina é ampliado e unidades são reestruturadas
Este ano o programa Siminina completa 20 anos de funcionamento. Reconhecido como referência em adoção de medidas preventivas socioeducacional, com meninas entre 7 a 14 anos, que se encontram em situação de risco e vulnerabilidade social, o Siminina foi assumido como prioridade nesta gestão, pela primeira-dama da Capital, Márcia Pinheiro.
O Siminina já atende mais de 900 meninas nos 15 polos do município. Neste ano, as unidades estão sendo todas reestruturadas e o programa já realizou mais de 30 eventos, com ações voltadas para educação, saúde, cultura e lazer, além das capacitações dos funcionários que desenvolvem as atividades junto às meninas.
“Assumimos o desafio junto com a primeira-dama de transformar o Siminina em referência nacional, com políticas de prevenção cada vez mais desenvolvidas, sempre acompanhando os avanços do Brasil e do mundo. Assim, é fundamental cuidarmos do projeto, fortalecendo aquelas ações que renderam bons frutos e contribuindo cada vez mais com novas propostas desta gestão para que essas meninas recebam o que há de melhor na formação educacional e social”, frisou a coordenadora do projeto, Dalma Beatriz Monteiro.
Uma das primeiras medidas da primeira-dama ao assumir o Siminina foi estendê-lo na faixa etária de idade. Agora, o projeto conta com o “Jovem Siminina”. Lançado em maio com um Workshop, onde as ‘simininas’ receberam várias orientações profissionais, a extensão amplia o atendimento às meninas que já completaram 15 anos.
Segundo coordenadora, a extensão tem por objetivo amparar estas meninas no preparo para o mercado de trabalho através de parcerias e cursos disponibilizados pelo núcleo de coordenação. “Quando assumimos o projeto, o primeiro olhar da Márcia foi no cuidado com as meninas após elas encerrarem as atividades dentro do projeto. Entendemos que é de extrema importância que elas se sintam amparadas neste período de dúvidas e escolhas para que consigam desenvolver com qualidade esta entrada no mercado de trabalho, que refletirá na formação de cada uma,” diz Dalma.
Para compor esta nova fase, foi lançado no mês de agosto o curso de Patchwork, em que as meninas aprendem técnicas de aproveitamento de retalhos, entre outras. O curso já conta com 15 simininas matriculadas e acontece no núcleo da coordenação, todas as quartas e quintas-feiras, com agenda até o dia 30 de novembro. Além do curso, o município firmou parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
“Esta parceria engloba o encaminhamento, através do perfil de cada menina, ao mercado de trabalho, no programa Menor Aprendiz. Todo esse processo é realizado dentro das leis trabalhistas e acompanhada pelos Conselhos e Ministério do Trabalho. Temos o cuidado que as meninas recebam todo amparo e que também se sintam felizes dentro do programa, ” esclarece Dalma Beatriz.
Entre as mudanças apontadas, também está o foco na capacitação dos colaboradores que ajudam no total funcionamento do programa. “Já conseguimos realizar algumas capacitações com as monitoras do projeto. Sempre focando nas melhorias das atividades desenvolvidas. Essas capacitações serão contínuas com conteúdos que abrangem desde saúde até comportamento, que auxilia nossas monitoras no entendimento comportamental das meninas e assim, tenham melhor direcionamento com cada uma”, explica coordenadora.
A equipe também colocou em prática os bazares, que são realizados nas unidades, com valores arrecadados revertidos em melhorias para o polo promovente. Este ano já foram realizados três dessas ações, que resultaram na compra de materiais de higiene bucal, uniformes e alguns móveis.
“Esta é uma frente de trabalho já prevista nas propostas desta gestão, como uma ferramenta de arrecadação para auxiliar em pequenas melhorias. Isso se faz necessário, pois somos um projeto que ainda não recebe recursos do governo federal. Hoje funcionamos somente com verbas municipais. Queremos transformar o Siminima em um projeto oficial e receber os recursos do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Dessa maneira, conseguiremos amplia-lo e atender mais meninas”, esclarece a coordenadora Dalma.
Os eventos voltados para a saúde em parceria com a Secretaria de Saúde distribuíram mais de 1000 kits de higiene bucal; e na educação a equipe recebeu 1000 kits de livros que trabalham assuntos ligados ao tema de serviços sócio assistencial e política nacional de assistência social.
O projeto ”Criança Feliz” também teve seu inicio. Ele percorre os bairros da Capital, levando entretenimento, orientações, oficinas tratando vários temas, como educação, saúde, cultura. Para trabalhar a autoestima das meninas, o “Inspirando Sonhos” iniciou suas atividades em setembro. Uma equipe formada pelo cabeleireira Joana Darc, do Espaço La Provanc, que em parceria com o município, percorre todas unidades proporcionando às meninas o 'Dia da Beleza.
Na área cultural, o programa tem uma extensa programação de atividades. Há cinco meses as meninas são levadas para passeios culturais por pontos turísticos/históricos da cidade e para assistirem sessões de cinema, com filmes de abordagem educativas.
O próximo evento do Siminina é a comemoração do Dia das Crianças, que acontecerá no dia 6 de novembro, no Buffet Leila Malouf, das 13h às 18h, com várias atividades culturais, musicais, teatro, espaço saúde e o momento beleza para as 900 ‘simininas’. Neste dia acontece também o lançamento do projeto “Dindas”, que funciona como base de apoio, em que empresárias e cia., adotaram a data comemorativa e fizeram doação de 1000 mil bonecas barbies, que serão entregues durante o evento.
O “Dinda” deve continuar como base de apoio com as voluntárias adotando uma unidade do “Siminina” e ajudando nas festividades.“Nossa meta nesta gestão, com a Márcia Pinheiro à frente do projeto, é buscarmos mais mantedores e com isso, aumentar o número de meninas atendidas. Mas isso focando sempre no melhor, com qualidade e não somente com quantidade. Já observamos uma mudança de comportamento, pensamento das meninas. Elas estão mais conscientes do seu papel dentro da sociedade. Isso para nós é uma grande felicidade. Vamos seguir trabalhando e buscando resultados positivos junto às meninas e suas famílias”, finaliza Dalma.
Avanços - Além das melhorias que estão sendo realizadas nos 15 polos, será inaugurado nos próximos dias a unidade da região do Sucuri, que atenderá aproximadamente 60 meninas. A equipe já efetuou matrículas de 20 novas ‘simininas’. A fase é de estruturação da nova unidade e a previsão de entrega à comunidade é até o final da primeira quinzena do mês de novembro.