Notícias

/

23 de Março de 2011 09h09

Poder público e sociedade debatem a importância da água no planeta

Rosane Brandão-Sanecap

Cada vez mais o problema da escassez de água potável no planeta vem sendo tema de discussões e debates entre autoridades e especialistas ambientais do mundo todo. E no dia em que se comemora o Dia Mundial da Água (22-03) não poderia ser diferente. Em Cuiabá o tema está sendo debatido por órgãos do poder público e sociedade em geral, que estão reunidos no complexo da Lagoa Encantada (Estação de Tratamento de Esgoto – ETE) no bairro CPA III. A iniciativa é do Centro de Referência de Reuso da Água (CRRA) em parceria com vários órgãos municipais e estaduais.

O evento teve início ontem (22-03) pela manhã e conta com uma extensa programação, que segue até às 17 horas. Entre as atividades incluídas na programação estão palestras, oficinas de reciclagem, exibição de filmes educativos, plantio e doação de mudas, gincanas educativas, entre outras atividades.

Durante a solenidade de abertura do evento, a coordenadora do CRRA, Neli Assunção, enfatizou que a data de hoje significa um dia muito especial, pois trata de um assunto muito importante para a vida do planeta, que é a água. “O CRRA não poderia deixar essa data passar em branco, por isso reunimos vários colaboradores para esse evento e juntos refletirmos sobre o futuro que queremos para o nosso planeta”.

O diretor técnico da Sanecap, Jacírio Maia, lembrou que o Dia Mundial da Água foi criado em 1983, justamente para fazer com que as pessoas possam refletir sobre o assunto e se conscientizem que a água deve ser usada de forma correta, sem desperdício.

Jacírio Maia ressaltou ainda que a Sanecap - empresa responsável por distribuir água tratada para a população cuiabana - está otimista em relação aos números referentes à água. “Quando comparamos Cuiabá com a média nacional percebemos que, apesar de saber que temos muito que fazer ainda, não estamos tão mal assim”, observa o diretor se referindo a média nacional de abastecimento que é de 50%, enquanto que em Cuiabá é de 98%.       

Finalizando, Jacírio Maia elogiou a iniciativa do CRRA em promover o evento. “Eu gostaria de sugerir que fosse acrescentada a letra B na sigla CRRA para que fique Centro de Referência de Reuso de Água do Brasil, pois essa é uma iniciativa que deve servir de exemplo para todo o país”.

O evento conta com parceria da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Assuntos Fundiários (SMAAF), Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Secretaria Municipal de Educação (SME), Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, Instituto de Desenvolvimento de Programas (Idep) e Tintas Maxvinil.

Também participaram da solenidade de abertura Frederico Campos (diretor financeiro da Sanecap); Eliana Rondon (coordenadora executiva do CRRA); Sandra Queiroz (assessora pedagógica da SME); Francisco Lima (Superintendente da Funasa em Mato Grosso); Vânia Márcia César (Superintendente de Educação Ambiental da Sema); Ronildo Viccari (presidente do Idep); Abel Nascimento (coordenador de Educação Ambiental da SMAAF); Vagner César Barros (gerente da vigilância e Saúde Ambiental da SMS);

O CRRA é um projeto realizado pelo Instituto de Desenvolvimento de Programas (IDEP),  Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap),  patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental.