Notícias

Educação / VALORIZAÇÃO DO SERVIDOR

31 de Outubro de 2017 17h05

Ação inédita leva programação voltada aos Técnicos em Nutrição Escolar da rede municipal

RUAN CUNHA

Jorge Pinho

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá, pela primeira vez, direcionou uma programação especial em alusão ao Dia da Merendeira Escolar, comemorado no dia 30 de outubro. A ação para os profissionais, responsáveis pela preparação da alimentação de mais de 50 mil alunos da rede municipal de ensino, faz parte do projeto de valorização do servidor público, uma das principais bandeiras da atual gestão.

“São profissionais fundamentais para o desenvolvimento educacional dos alunos cuiabanos e valorizá-lo é levar capacitação e aperfeiçoamento ao seu trabalho. É oferecer condições ideais para executá-lo. É incentivar. É ouvir. Tudo isso a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro tem feito e, pela primeira vez, a profissão tem um dia especial para o seu reconhecimento”, frisou a primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, considerada madrinha simbólica dos mais de 860 Técnicos em Nutrição Escolar (TNE).

A programação, desenvolvida pela pasta de Educação da capital com o apoio do Núcleo de Atuação da primeira-dama, contou com a certificação dos primeiros 26 TNE capacitados pela Ong Internacional Food Police Manager. O curso garantiu à Cuiabá o inédito prêmio selo “Alimentação Consciente Brasil”, resultado do trabalho de reeducação alimentar na rede municipal voltado a reduziu, em até 20%, o consumo de alimentos de origem animal nas unidades escolares.

O selo “Alimentação Consciente Brasil” é um programa sem fins lucrativos pensado para criar um sistema de alimentação saudável e sustentável em concomitância com profissionais encarregados de serviços de alimentação em todo o País, nesse caso, os técnicos responsáveis pela alimentação escolar.

De acordo com Jussara Nascimento, TNE da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) José Toquarto da Silva, representante da categoria, a capacitação é importante tanto para o aluno quanto para o próprio profissional.

“Os cursos vem para melhorar o nosso trabalho. Tem a parte do aproveitamento de alimentos e outros com a higiene e até o modo de se portar junto ao aluno. Além disso, também tem a parte voltada a nossa saúde com instruções de saúde do trabalhador. Tudo isso é muito importante e sempre estão falando nos cursos”, destacou Jussara.  

Concurso de Culinária

O evento ainda contou com a etapa final do 1ª concurso de culinária que elegeu a melhor receita dentre os oito pratos produzidos pelos TNE classificados durante a eliminatória ocorrida em outubro.

A receita vencedora do concurso foi o prato intitulado ‘Mistura Digoreste’ preparado pela profissional em Alimentação Escolar, Mariza Antônia de Moraes, da unidade de ensino infantil Creche Francisco Santana, do bairro Ribeirão do Lipa.

Ao ser perguntada sobre a intenção de participar da competição culinária que envolveu 26 profissionais da rede escolar, Mariza foi simples e direta: “para poder criar uma receita nova e também pela premiação”, contou.

As receitas foram avaliadas nos seguintes critérios: inclusão de alimentos saudáveis (3 pontos), concordância com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) (2 pontos) e inclusão de ingredientes regionais (1 pontos).

Alimentação Escolar

O setor responsável por todo logística de alimentação das unidades educacionais Infantis e Básicas, de responsabilidade da Prefeitura de Cuiabá, é o único do país a ser credenciado com o selo de Alimentação Consciente e também a contar com uma equipe exclusiva de Gastronomia.

Os profissionais TNE tem recebido uma atenção especial na atual gestão dentro da proposta de valorização do servidor publico. Para se ter ideia, o prefeito Emanuel Pinheiro, após visita ‘in loco’ em uma unidade infantil, determinou a troca do fornecedor do gênero alimentício de carne pela baixa qualidade dos serviços prestados.

Outra ação do Executivo que atinge diretamente o TNE é o lançamento do projeto Escola 300 que irá colocar as 96 escolas em estado de infraestrutura precária em condições ideias, deste modo, as cozinhas das unidades onde é desempenhado o preparo de mais de 157 mil refeições ao mês para toda rede municipal de ensino.  

 

Confira os vencedores:

 

1ª LUGAR

Mariza Antônia de Moares - Creche Francisco Santana

Mistura Digoreste: Filé de Pintado acebolado, banana da terra ao molho de mandioca

 

2ª LUGAR

Mailde Pena  - Creche Lucila Ferreira Fortes

Mojica Diferente: Filé de peixe, abóbora e mandioca 

 

3ª LUGAR

Maria Benedita de Siqueira  - Creche Espaço Livre

Maria Isabel: Carne seca, Arroz e acompanhamentos