Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / SESSÃO FINAL

16 de Outubro de 2023 14h33

Especial Espetáculo do Siminina: terceira sessão é marcada pela emoção da plateia

16/10/2023

RUAN CUNHA

Emanoele Daiane

Arquivo

O espetáculo de ballet "Reino Encantado das Simininas" teve mais uma sessão apresentada, neste domingo (15). Desta vez, o evento foi realizado no Teatro Zulmira Canavarros. Foram 170 meninas das unidades Três Barras, Capão do Gama e Distrito da Guia.

A realização é da Prefeitura de Cuiabá, via Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, gerenciada pela coordenação do Programa Siminina e seus mais de 80 profissionais.

A primeira-dama Márcia Pinheiro, uma das incentivadoras do projeto, ficou encantada com tamanha emoção durante a apresentação, tanto no palco quanto na plateia.

“Eu estava falando ao prefeito Emanuel Pinheiro de como as meninas estavam emocionadas. Elas entravam no palco e, durante a dança, elas olhavam para a plateia para tentar encontrar seus pais.

A moradora Ana Lúcia, de 43 anos, do Distrito da Guia, região rural de Cuiabá, contou sobre a emoção de assistir, pela primeira vez, uma apresentação em teatro.

“A expectativa estava grande e a experiência foi maravilhosa, pois foi a minha primeira vez no teatro. Ficamos bastante emocionados porque é algo que elas estavam se preparando com muita vontade e dedicação”, disse a mãe das simininas Analice e Ana Clara.

Programa

O espetáculo é considerado a maior apresentação artístico-cultural da história do Siminina e envolveu mais de 600 meninas das 1.200 inscritas no programa.

O ballet é umas das inúmeras atividades Siminina que também conta com aulas de informática, fanfarra, inglês, dança, artesanato e muitas outras que formam o maior conjunto de ações desde a criação do programa.

“Esse talvez seja o programa mais humanizado da nossa gestão, pois integramos a família toda com o serviço público de extrema qualidade que é o cuidado com as nossas meninas. Isso é humanizar, levar educação, promover o acesso à cultura e democratizar a cultura para a nossa sociedade, sobretudo os menos favorecidos”, frisou o prefeito Emanuel Pinheiro.