Mulher / HUMANIZAÇÃO

02 de Maio de 2024 15h45

Primeira-dama Márcia Pinheiro cita relevância da Secretaria da Mulher no combate à violência e na promoção da independência para vítimas

CAROLINA MIRANDA

Emanoele Daiane

Arquivo

Durante cerimônia de abertura da segunda unidade de acolhimento para mulheres vítimas de violência, situada na UPA Verdão, pela Prefeitura de Cuiabá, a primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, enfatizou a importância da Secretaria da Mulher como um instrumento vital no âmbito municipal, envolvida na formulação, implementação e acompanhamento de medidas destinadas a interromper os ciclos que perpetuam e fortalecem a desigualdade de gênero, favorecendo os homens em detrimento das mulheres.

"É crucial oferecer todo esse apoio às mulheres e garantir que elas compreendam as informações relevantes, pois muitas vezes não percebem que o que estão enfrentando é de fato violência doméstica, seja ela física, psicológica, patrimonial ou sexual. Reconhecemos a existência de diversas formas de violência e é fundamental que essas mulheres recebam o apoio necessário por parte do município. A Secretaria da Mulher foi criada com o propósito de oferecer suporte abrangente às mulheres, abordando não apenas questões de saúde, como a violência doméstica, mas também uma variedade de outros aspectos, incluindo o empreendedorismo, reconhecendo a independência financeira como fundamental. Meu apelo é pela continuidade da Secretaria da Mulher na estrutura municipal, independentemente de gestões, dada sua relevância na elaboração de políticas públicas eficazes", declarou Márcia. A Secretaria da Mulher de Cuiabá, pioneira em Mato Grosso, foi criada pela gestão Emanuel Pinheiro em 2020.

Durante o evento inaugural, ela ressaltou a necessidade de levar os serviços socioassistenciais mais próximos das vítimas. "Regiões como o Pedra 90 são distantes e muitas dessas mulheres não têm recursos para chegar até lá, muito menos até o Hospital Municipal de Cuiabá, onde há quatro anos implantamos o primeiro espaço de acolhimento, ou até a UPA Verdão. Por isso, compreendemos a importância dessa descentralização. Já estamos trabalhando para instalar unidades adicionais, como na UPA Leblon, Morada do Ouro, Pascoal Ramos e Policlínica do Pedra 90. Isso facilitará bastante o acesso delas", enfatizou a primeira-dama.

Para Márcia Pinheiro, os Espaços de Acolhimento da Mulher demonstram o compromisso da administração de Cuiabá em combater a violência doméstica de maneira humanizada e eficaz. "Foi um grande desafio, mas o resultado alcançado mostra a sensibilidade desta gestão".

A primeira-dama também recordou a recente visita da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, a Cuiabá, onde visitou o terreno onde a Prefeitura de Cuiabá construirá a Casa da Mulher Brasileira, uma estrutura de 3.600m² com uma equipe multiprofissional para atender mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. "São ações estruturantes desenvolvidas pela gestão Emanuel Pinheiro. Estamos firmemente comprometidos em interromper o ciclo de violência", concluiu.