Saúde / AUMENTO NA DEMANDA

02 de Maio de 2024 17h41

Devido ao aumento exponencial na demanda por atendimentos rede, Cuiabá abre dois processos seletivos para contratação de médicos

ROBERTA PENHA

Gustavo Duarte

Arquivo

Nos últimos dois meses, a Secretaria Municipal de Saúde – SMS tem percebido um grande aumento na demanda por atendimentos nas UPAs da capital. Segundo um estudo realizado pelo diretor clínico da UPA Pascoal Ramos, Roney Damasceno, o número de atendimentos a cada plantão (12h) dobrou em todas as unidades, saltando de cerca de 200 para 400 pacientes. Para resolver esta situação, a SMS fará a contratação de novos médicos, por meio de dois processos seletivos, cujas inscrições começam nesta sexta-feira (03).

Esta alta na demanda por atendimentos pôde ser percebida nesta quinta-feira (02) na UPA Verdão, que, mesmo com 5 clínicos gerais e 2 pediatras realizando os atendimentos, registrou uma superlotação de pacientes aguardando para serem atendidos.

De acordo com o estudo apresentado pelo dr. Roney, Cuiabá está enfrentando dois surtos neste momento: um de bronquiolite (doença respiratória) e outro de gastroenterite e diarréia. Ambas as doenças são causadas por vírus, o que causa uma alta disseminação entre a população, e, consequentemente, aumento na procura por atendimento médico.

Com o impedimento jurídico da SMS em realizar contratações diretas, foi lançado o edital de seleção simplificado Nº 001/SMS/2024, que visa à contratação temporária de médicos e cirurgiões dentistas para atender a rede municipal. Esse seletivo terá as inscrições abertas nesta sexta-feira (03) através do endereço eletrônico http://provimentoprefeitura.cuiaba.mt.gov.br:8080/seconcurso/com.secon.wsite .

Além disso, a SMS lançou nesta quinta-feira (02), um novo edital para o Processo de Seleção Simplificada Nº 002/SMS/2024, visando a contratação temporária de médicos para as unidades de saúde. Neste processo, serão analisados os documentos exigidos e, estando em conformidade com o edital, os médicos terão contratação imediata. As inscrições serão realizadas exclusivamente através do endereço de e-mail ctpd.sms@cuiaba.mt.gov.br, de forma gratuita, também a partir desta sexta-feira (03).