Saúde / OUTUBRO ROSA

21 de Outubro de 2016 16h05

Agentes de Combate a Endemias participam de ação de conscientização sobre câncer de mama

21/10/2016

MARIA BARBANT

Saúde

Arquivo

A Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica por meio da Gerência de Vigilância e Agravos não Transmissíveis (Gevidant), por meio do Programa Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) realizaram nesta sexta-feira (21), na Diretoria da Vigilância Sanitária, Epidemiológica e Ambiental (Divisa) uma ação de conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de mama, através do autoexame.

Pela manhã foram distribuído material informativo sobre o passo a passo do autoexame e entregue fitas cor de rosa – símbolo da campanha do outubro rosa -, para todas as aproximadamente 50 mulheres que trabalham na Divisa.

No período da tarde a ação foi direcionada para as Agentes de Combate às Endemias (ACE’s) das quatro regionais – Norte, Sul, Leste e Oeste -, totalizando cerca de 250 mulheres. Também haverá palestras com uma enfermeira convidada que explicará, através de material educativo, sobre o câncer de mama e sua prevenção. Outra enfermeira dará um depoimento pessoal de como lidar com o diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

A iniciativa faz parte das ações de conscientização e prevenção da campanha Outubro Rosa.

Câncer de mama

O câncer de mama é o segundo mais incidente entre as mulheres, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Segundo dados do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), essa neoplasia responde por 25% dos casos novos a cada ano. Só em 2016, são esperadas 57.960 ocorrências em todo o país. Mas, se for descoberto no começo, o tratamento é mais eficaz, podendo evitar terapias mais agressivas e reduzir a mortalidade.

Para reforçar junto à população a importância das ações de controle do câncer de mama, anualmente é realizada a campanha Outubro Rosa que este ano tem como tema  “Câncer de mama: vamos falar sobre isso?”. O objetivo é fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce e desmistificar conceitos em relação à doença.

As campanhas alertam que as mulheres devem ficar atentas às alterações suspeitas nas mamas, fazer mamografia de rastreamento para mulheres de 50 a 69 anos, e mostram a diferença entre mamografia de rastreamento e diagnóstica, esclarecendo também os benefícios e possíveis danos da mamografia de rastreamento.

Outubro rosa

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu na década de 1990 para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

No Brasil, movimento é realizado pelo Ministério da Saúde desde 2010, através de eventos técnicos, debates e apresentações sobre o tema e produção de materiais e outros recursos educativos para disseminar informações sobre prevenção e detecção precoce da doença.

 

O que você precisa saber sobre câncer de mama?