Notícias

Obras Públicas / COMPROMISSO

06 de Abril de 2024 11h41

Região do Osmar Cabral ganha complexo multiuso na semana de celebração aos 305 anos de Cuiabá

ELIANA BESS

Luiz Alves

Arquivo

Na semana de celebração dos 305 anos de Cuiabá, a gestão Emanuel Pinheiro entregou à comunidade do bairro Osmar Cabral um complexo multiuso na manhã deste sábado (6). O espaço popular, nomeado como José Aparecido Dias, o Zezão, foi totalmente revitalizado graças à parceria estabelecida entre o Ministério Público Estadual (MPE), a MRV, empresa do Grupo MRV&CO, e a Prefeitura Municipal de Cuiabá. A entrega à comunidade foi realizada pelo vice-prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa. O evento também contou com a participação do Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro. A área foi completamente renovada após um termo de ajustamento.

Stopa ressaltou que a ampla área pública agora conta com um campo de futebol com arquibancadas e vestiário, uma pista de skate, um playground, uma ilha de ginástica com aparelhos, dois quiosques para lanchonete, mesas e bancos de alvenaria, espaço para eventos, jardinagem e uma pista de caminhada. O vice-prefeito agradeceu à parceria com a MRV e com o Ministério Público, destacando: “Nos próximos 90 dias, teremos mais seis espaços a serem entregues. E isso tem nome e sobrenome, contamos com a ajuda das promotoras Maria Fernanda Corrêa da Costa e também de Ana Peterline. É importante reconhecer, registrar, porque a promotora sempre acompanhou, cobrou e está aqui. Ontem à noite, entregamos o Parque da Mulher Zulmira Meireles, juntamente com a primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro. Um parque maravilhoso, também fruto de uma parceria com outro grupo”.

O complexo concentra serviços públicos fundamentais à comunidade, incluindo a Escola Municipal Liberdade, o PSF Jardim Liberdade e a Creche Maria Nery Batista Ribeiro como vizinhos. Além disso, é o ponto final da linha de ônibus. E a partir de agora, oferece ainda mais bem-estar. Quem acompanha o antes e depois fica impressionado com as mudanças.

O ministro Carlos Fávaro enfatizou o quanto as parcerias são positivas para a população. “Hoje, levantei um pouco mais cedo para poder participar dessa iniciativa e valeu muito a pena estar aqui. Ver onde as pessoas possuem boa vontade, onde a iniciativa privada, a comunidade, o MPE, graças a essa integração. O bairro Osmar Cabral terá um belo espaço”.

O presidente do bairro Osmar Cabral, Tiago Marques, agradeceu ao prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, pela seleção da área. “Temos parques, quiosques, a praça cultural e, em nome de todo esse trabalho da Prefeitura, do vice-prefeito, da promotora Maria Fernanda, agradeço também ao ex-presidente do bairro, Gasolina, que tanto lutou para trazer esse complexo para o bairro. A palavra de hoje é gratidão”.

"Essa construção da praça está sendo de grande valia e a gente agradece à MRV por ter esse olhar diferenciado para a nossa comunidade. É um novo capítulo para o bairro, que agora tem espaço para a gente trazer o filho para andar de bicicleta, brincar, e para fazermos os encontros à tarde com as amigas", saúda a moradora Rosiely Rita Borges.

À frente da 17ª Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística e do Patrimônio Cultural de Cuiabá, a promotora Maria Fernanda Corrêa da Costa destaca a importância do diálogo entre os setores público e privado a serviço do desenvolvimento sustentável, viabilizando benefícios diretos à comunidade. Ela explica que o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) é um instrumento legal que permite que parcerias como a da requalificação da Praça Osmar Cabral sejam rapidamente estruturadas, com entregas efetivas para uso pela população. "É uma alegria ver que um espaço que antes estava deteriorado, agora está se enchendo de vida, cheio de juventude. Acompanhei o empenho da MRV em fazer dessa entrega um marco positivo para a comunidade. Nossa expectativa, do Ministério Público, é que esse local se concretize como referência de cidadania na periferia de Cuiabá", registra a promotora.

O gestor de desenvolvimento da MRV, João Gabriel Sales, destacou: "Gostaria de expressar minha gratidão a todos os colaboradores envolvidos neste projeto. Estamos aqui com nossa equipe e acredito que o diferencial para alcançar uma obra e um projeto bem-sucedidos como este é o cuidado que dedicamos durante todo o processo. Recebemos a proposta de requalificar esta praça por meio do Ministério Público e, desde então, toda a nossa equipe abraçou com muito carinho o objetivo de entregar um projeto que não fosse apenas uma obra ou um requisito legal, mas sim um legado para a região. Um projeto que deixasse uma marca positiva no bairro, uma semente de arte, esporte e cultura que plantamos e esperamos que as próximas gerações possam colher. Queremos que esse projeto possa transformar vidas, mudar a realidade do bairro e inspirar novos atletas a surgirem".

Arte por toda parte – O grande muro colorido é um atrativo à parte na Praça Osmar Cabral, junto a criações coloridas espalhadas pela pista de skate, arquibancadas, tornando a Praça Osmar Cabral numa grande galeria a céu aberto. A pausa para selfies comprova a popularidade do novo cartão postal. Os desenhos em grafite acrescidos das técnicas de stencil e letras populares foram produzidos por um coletivo de artistas plásticos, que aplicaram oficinas gratuitas em Cuiabá. "Eu gosto sempre de falar que o grafite, a arte urbana, não são só tinta na parede. A arte transmite perspectivas de vida, de relações, com um poder muito forte e simbólico. Por ser uma arte acessível, que não está restrita dentro de uma galeria, o grafite proporciona esse embate direto do espectador, das pessoas com a arte em si, compondo toda a dinâmica urbana. Eu me sinto realizado em ajudar a proporcionar isso para a periferia de Cuiabá", destaca o líder do grupo, Rogério Mendes.

Participaram da solenidade de entrega: o secretário de Turismo, Lincon Sardinha, a juíza Gleide Bispo Santos, da 1ª Vara da Infância e Juventude da Comarca da Capital, o vereador Marcrean dos Santos Silva, o diretor-geral da Limpurb, João Hauer, além de lideranças comunitárias.