Controladoria / OUVIDORIA

05 de Abril de 2024 08h55

Primando pelo zelo, Prefeitura de Cuiabá conta com ouvidorias setoriais em todas as secretarias

ELIANA BESS

Davi Valle

Arquivo

A implantação da ouvidoria setorial em todas as secretarias municipais marca um momento inédito. Agora,cada secretaria da Prefeitura de Cuiabá, possui um ouvidor responsável por lidar com as demandas específicas da sua área. Esses ouvidores não estão centralizados na Ouvidoria Geral, mas sim em suas respectivas secretarias, sendo designados pelo próprio secretário. Não se trata de um cargo, mas sim de uma função adicional atribuída a um funcionário já existente na equipe. A seleção é feita pelo gestor da pasta, levando em consideração a afinidade do indivíduo com o trabalho da ouvidoria. Há profissionais de diferentes áreas atuando também como ouvidores, além das suas funções.

"De certa forma, influencia no trabalho do secretário, pois o auxilia. Tem muitas demandas que o ouvidor setorial pode absorver e resolver sem precisar tirar o foco do secretário, que já tem muitas atribuições. Evita que tratativas menores e passíveis de resolução se tornem um desgaste para o gestor. O objetivo com a presença do ouvidor setorial é agilizar o atendimento às demandas dos munícipes e reduzir pendências", explicou o ouvidor geral Jessé Oliveira França.

A Ouvidoria Geral manterá a comunicação direta com os ouvidores setoriais para ouvir e trocar experiências de trabalho. Essa aproximação é considerada essencial por Jessé França para resolver problemas específicos de cada local de trabalho e evitar acumular demandas atrasadas. O resultado esperado também depende da compreensão sobre as particularidades de cada Secretaria. "A ideia não é olhar de forma global, mas sim para cada Secretaria, por conta da dinâmica e operacionalidade específica de cada uma", pontuou Jessé.

Esse zelo no acompanhamento refletirá na agilidade dos atendimentos, que já melhorou muito, havendo poucas demandas em atraso. No entanto, aumentam constantemente devido aos canais de comunicação disponibilizados. E tudo tem prazo para resposta. É admissível um prazo de 15 dias para um retorno ao cidadão, podendo ser prorrogado por mais 15 dias.

A disposição da Ouvidoria Geral para atender à população reforça o compromisso da gestão em humanizar os serviços públicos, tanto para os munícipes quanto para os colaboradores internos. Os ouvidores setoriais desempenham um papel fundamental na agilidade das respostas, especialmente nas demandas urgentes, contribuindo para a eficiência da gestão municipal.

"Agora, mais do que nunca, colocamos a Ouvidoria Geral à disposição da população, fortalecendo ainda mais as determinações do prefeito Emanuel Pinheiro no sentido de deixar a gestão mais humanizada. Isso não só com respeito à população, mas também internamente, estamos prezando por essa prerrogativa. A presença do ouvidor setorial é muito importante para que atinjamos a eficiência no retorno que a gestão preconiza", frisou Jessé.

Vale ressaltar que a Ouvidoria Geral do Município encerrou 2023 com 90% das demandas atrasadas atendidas, o que também é um marco para o setor.

CANAIS DE COMUNICAÇÃO COM A OUVIDORIA:

ATENDIMENTO VIA TELEFONE:

ATENDIMENTO VIA E-MAIL:

Email: ouvidoria.cuiaba@cuiaba.mt.gov.br

ATENDIMENTO REMOTO:

Pedidos e Providências ()

ATENDIMENTO PRESENCIAL

Avenida Mato Grosso, nº 453, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e de 14h às 18h