Controladoria / EFICIÊNCIA
10 de Fevereiro de 2022 08h10
Ouvidoria da Educação alcança percentual de 94% das demandas respondidas em 2021
A ouvidoria setorial da Secretaria Municipal de Educação tem cumprido à risca o seu papel de ouvir e sanar às dúvidas da população cuiabana. De fevereiro a dezembro de 2021, o setor registrou 4.589 manifestações, onde 94% delas receberam um retorno positivo por parte do Executivo Municipal.
Desse total, 2.687 foram via telefone; 1.358 e-mail e 544 no site da Prefeitura de Cuiabá. As demais (6%) não foram respondidas em razão dos contatos incompletos disponibilizados pelos cidadãos.
A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado destacou a importância do papel da Ouvidoria, na busca por uma Educação de qualidade. “A Ouvidoria da Educação é um canal de participação e de interação entre a sociedade e a gestão contribuindo para as soluções enfrentadas, denunciando as irregularidades e favorecendo o crescimento social e a implementação de políticas públicas”, destacou a secretária Municipal de Educação, Edilene Machado.
O ouvidor-geral, Heitor Reyes parabenizou a equipe pelo excelente desempenho, por meio do fornecimento ágil e fidedigno das informações. "A Ouvidoria setorial da Secretaria de Educação está de parabéns pelas ações, possibilitando maior agilidade com relação ao tempo de resposta ao cidadão e melhoria na qualidade dessas respostas, facilitando a compreensão e aumentando a credibilidade no sistema de ouvidoria, em especial nesta época do ano que são feitas as matrículas em toda rede municipal de Educação, o que justifica o crescimento no número de manifestações", destacou.
No ano anterior, a rede municipal de ensino enfrentou inúmeras dificuldades em razão da pandemia da Covid-19 e as unidades escolares tiveram que se adequar ao cenário, atendendo os estudantes em três sistemas distintos: remoto - online e disponibilização de conteúdos impressos; híbrido - presencial e à distância e aulas presenciais, superando os obstáculos propostos, prezando pela resolução das demandas e, consequentemente, ir à busca de melhorias.
A Ouvidoria Geral do Município (OGM) é o meio de comunicação oficial entre a administração pública e os contribuintes, responsável pelo recebimento de dúvidas, elogios, reclamações, sugestões e denúncias, respondendo às solicitações de forma célere. Ao todo, cada setor tem o prazo máximo de 30 dias, conforme determina a legislação, para emitir um parecer sobre os questionamentos apresentados.
Em razão da crise sanitária, acompanhada pelos surtos gripais, a OGM suspendeu temporariamente os atendimentos ao público em todas suas unidades setoriais, a fim de proteger e resguardar a saúde de todos, bem como dos servidores.
Em contrapartida, os canais de atendimento virtual continuam funcionando normalmente, das 08h às 12 e das 14h às 18h, de segunda-feira a sexta-feira.
Confira:
Telefones: (65) 0800 647 013 ou 3614-4304
E-mail: ouvidoria.educacao@sme.cuiaba.mt.gov.br
Site: http://ouvidoria.cuiaba.mt.gov.br - campo ouvidoria