Controladoria /

30 de Abril de 2024 17h14

EMEB Professora Gracildes Melo Dantas será pioneira no desenvolvimento do programa “Um Por Todos e Todos Por Um! Pela Ética e Cidadania” em formato digital

ELIANA BESS

Davi Valle

Arquivo

Os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental de 10 escolas municipais de Cuiabá estão participando do programa “Um Por Todos e Todos Por Um! Pela Ética e Cidadania” este ano. Essa iniciativa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Cuiabá, a Controladoria Geral da União (CGU) e a Secretaria Municipal de Educação (SME), em andamento desde 2014. Neste ano, além do aumento do interesse das escolas, uma delas, a EMEB Professora Gracildes Melo Dantas, desenvolverá o projeto de forma digital. Essa novidade foi anunciada durante o lançamento do programa na segunda-feira (29), com a presença de representantes das instituições envolvidas e das 10 unidades escolares. A abertura do evento, no Centro de Formação da Escola Cuiabana, incluiu uma apresentação cultural de Siriri da Escola Professora Gracildes Melo Dantas.

“Nossa expectativa é ter um caso de sucesso para compartilhar no final do ano e, consequentemente, expandir o programa digitalmente para outras escolas. Isso ampliará bastante o alcance, já que o material estará disponível em celulares, tablets e computadores, acessível de qualquer lugar. Essa é uma grande vantagem para explorar as potencialidades do projeto”, destacou o Superintendente do CGU do Estado de Mato Grosso, Daniel Gontijo Mota.

Segundo Daniel, a confiança nos resultados é alta, pois o projeto visa educar as crianças sobre temas como ética e cidadania, tão importantes no cenário atual. Além disso, a parceria de longa data com a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Educação, tem sido bem-sucedida. “O programa é muito bem implementado, e as avaliações que fazemos ao final do ano demonstram isso. O aprendizado é evidente nas apresentações das crianças que participam do programa. Elas conseguem compreender temas complexos com mais facilidade, pois são abordados de forma lúdica, do ponto de vista da criança, e esperamos que isso se reflita quando elas forem mais velhas, pois são os cidadãos do futuro”, ressaltou Daniel.

Os alunos aprendem sobre o papel do cidadão no controle social, seus direitos e deveres, questões de transparência, integridade e outros temas relevantes, que são importantes desde a infância. As crianças atuam como multiplicadoras da informação, levando-a para o ambiente familiar.

O evento de lançamento contou com a presença do Coordenador da Transparência, Lauro Flávio Sebalhos, da diretora da Transparência Pública, Érika Arruda da Matta Vieira, ambos da CGM, da coordenadora de Programas e Projetos da SME, Marcela Resende Guimarães, representando a secretária municipal de Educação, Edilene Machado, representantes das escolas envolvidas, do superintendente do CGU e do Controlador Geral do Município de Cuiabá.

O MATERIAL

O programa concentra-se nos primeiros anos do Ensino Fundamental, com um kit mais elaborado para os alunos do 5º Ano e revistinhas aplicáveis do 1° ao 5° ano, contendo atividades variadas, como passatempos, tirinhas, jogos, dinâmicas, banco de atividades, vídeos e outros recursos para abordar os temas mencionados de maneira descontraída. O material tem uma trajetória consolidada, bem elaborada e inclui uma capacitação de 60 horas, com certificação para os professores que irão ministrar o conteúdo em sala de aula.

O fato de ser ilustrado com a Turma da Mônica, em parceria com o Instituto Maurício de Souza, é outra abordagem que atrai até mesmo os adultos.

“O objetivo é ensinar de forma prazerosa, sem sobrecarregar os alunos com outras disciplinas obrigatórias. O conteúdo é complementar, com o objetivo de desenvolver uma cultura de ética, cidadania, solidariedade e respeito ao próximo. Com a versão digital, esperamos continuar o programa a cada ano e expandi-lo para mais escolas, até atingir 100% das unidades escolares. Só temos a agradecer à diretora Maria do Carmo, que se comprometeu a liderar a iniciativa digital”, destacou o Controlador Geral do Município, Hélio Santos Souza.

Em Cuiabá, o programa existe há dez anos, desde 2014, com 24 escolas. Em 2020, 2021 e 2022, devido à pandemia, o programa não foi realizado. Em 2023, cerca de 2.500 estudantes participaram em média. Este ano, 3.180 estudantes e 314 profissionais das 10 unidades participantes estarão envolvidos.

Escolas participantes:

– EMEB Cel Octayde Jorge da Silva