Ordem Pública / ATO SOLENE

10 de Outubro de 2023 11h51

Em cerimônia na Sorp, mais de 900 jovens participam de juramento à Bandeira e recebem Certificados de Dispensa de Incorporação ao Exército Brasileiro

FERNANDA LEITE

Davi Valle

Arquivo

A cerimônia de juramento à Bandeira Nacional e entrega dos Certificados de Dispensa de Incorporação aos jovens ocorreu na manhã desta terça-feira, 10, na Secretaria de Ordem Pública (Sorp) e contou com a presença de mais de 900 jovens. O ato foi idealizado pela Junta Militar e contou com a presença de autoridades do Exército Brasileiro.

"Esses jovens, todos eles fizeram alistamento no poder público municipal, só que por uma circunstância ou outra, eles foram dispensados, mas hoje nós entregamos, não apenas ao Exército Brasileiro, mas à sociedade cuiabana, à sociedade mato-grossense e ao povo brasileiro 933 jovens, que nós lembramos a importância e o compromisso que foi feito aqui. O juramento é de defender a pátria com o sacrifício da própria vida. Eu penso que Deus, pátria e família ainda são valores que toda a sociedade brasileira precisa defender, não como ideologia política, mas como princípio de vida", destacou o secretário da Ordem Pública, Leovaldo Sales.

Comandante do 44º Batalhão de Infantaria Motorizado, o tenente-coronel Luís Fernando Tavares Ferreira, parabenizou a Sorp e a Junta Militar pelo evento ao qual destacou como sendo de grandiosidade. "Como comandante do Batalhão, não poderia me furtar de presenciar, de prestigiar, acima de tudo, um ato tão relevante para a nossa sociedade. No dia de hoje, mais de 900 jovens realizaram o juramento ao pavilhão que, por ora, foram dispensados do serviço militar obrigatório, porém permanecem em condições de convocação, em caso de necessidade nacional. Dizer que prestar o juramento à Bandeira Nacional, sem dúvida nenhuma, como muito bem disse o coronel Sales, é o ato mais solene que um cidadão pode prestar perante a sua bandeira, perante a sua pátria. Dessa forma, julgo que é de importância ímpar essa atividade, e Mato Grosso tem algo muito especial. Tenho 27 anos de carreira, é a primeira vez que vejo tantos jovens reunidos para prestar esse juramento à bandeira nacional. E eu, como comandante, estou de passagem na cidade, sem dúvida nenhuma, será um dos eventos mais marcantes do meu comando à frente do 44. Parabéns à Junta de Serviço Militar, parabéns ao coronel Sales, que faz um trabalho excepcional, mas, acima de tudo, parabéns à sociedade do estado de Mato Grosso, que ainda consegue preservar valores tão básicos para qualquer sociedade", comentou o comandante."