Controladoria / TRANSPARÊNCIA

05 de Setembro de 2023 06h00

Controladoria retoma o programa "Um por Todos e Todos por Um" com dez escolas participantes

ELIANA BESS

Davi Valle

Arquivo

A Controladoria Geral do Município, em parceria com a Controladoria Geral da União e com a Secretaria Municipal de Educação, está retomando o programa "Um por todos e todos por um" em 10 escolas municipais de Cuiabá. A iniciativa existe desde 2015, sendo que todo o material é disponibilizado pela CGU, mas sofreu uma paralisação em 2019 devido à pandemia da Covid-19. A retomada traz novidades, pois antes o material impresso, que tem como tema principal ética e cidadania, era destinado apenas aos alunos do 5º ano, mas a partir deste ano contempla do 1º ano ao 5º ano.

As escolas são convidadas a participar, não sendo obrigatória a adesão, mas a expectativa é que em 2024 outras unidades adotem a iniciativa. Os coordenadores e diretores das escolas participantes receberam o kit com material para professores e alunos na segunda-feira para trabalhar conforme o horário definido pelos professores.

"A Secretaria Municipal de Educação é responsável por selecionar as unidades escolares que vão participar e aplicar o material, enquanto a Controladoria Geral do Município realiza a distribuição, capacitação e acompanhamento da aplicação do material nas unidades escolares. Estamos reiniciando com 10 escolas, algumas já trabalhavam anteriormente, ou seja, algumas são novas e outras não", explicou a coordenadora de transparência da CGM, Joilce Botelho Acosta, acrescentando que os professores recebem capacitação presencial e online com certificados.

Foram convocados o coordenador e o diretor das unidades participantes porque eles serão os multiplicadores em seus ambientes. Além de ter um manual, o material já vem com o manual impresso e um guia do professor, além de oferecer uma formação online com certificação para aplicar o material.

"O objetivo do programa é trabalhar ética e cidadania, desenvolvendo esses temas nas crianças através de um material que é lúdico, colorido, divertido e atraente para elas. Trabalha a autoestima e a cidadania, sendo muito rico em conteúdo. É como plantar uma semente, estamos semeando, e as crianças são como terreno fértil para cultivar mudanças no pensamento e nas atitudes das futuras gerações", destacou o Controlador Geral do Município, Hélio Santos Souza.

O programa "Um por todos e todos por um" tem um histórico positivo em Cuiabá. De acordo com relatos da CGM, principalmente quando se trabalha a autoestima, algumas crianças receberam atendimento especializado devido a casos de auto-mutilação (cortando os braços), pois não gostavam de si mesmas.

Entre os conceitos abordados por módulos estão questões como autoestima, autoconhecimento e autocuidado, respeito, tolerância, inclusão, conceitos de organização de Estado, democracia, cidadania, educação patrimonial, preservação ambiental, solidariedade, voluntariado e outros. O professor tem a liberdade de trabalhar o material da forma que considerar mais adequada. "Há um guia orientativo e um manual, e o professor se adapta às aulas. É tranquilo, com um mês de aulas, ele consegue aplicar todo o material. Não há custos para o município, pois todo o material é impresso pela Controladoria Geral da União. O material é muito rico, os professores se apaixonam por ele, incluindo histórias, jogos e atividades no kit. Tanto o professor quanto o aluno recebem o kit. No próximo ano, vamos trabalhar para expandir para mais escolas", explicou Joilce.