Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Melhor idade

28 de Setembro de 2016 16h32

Secretaria de Assistência realiza programação especial na Semana do Idoso

28/09/2016

LUCIANA SOUZA

Michel Alvim

Arquivo

A 10ª Semana do Idoso em Cuiabá, que traz como tema central a “Violência Contra Pessoa Idosa: fenômeno silencioso e negligenciado pela sociedade”, terá  uma programação especial. Os mais de 400 idosos atendidos nos CCI’s (Centro de Convivências de Idosos) e CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) participarão de gincanas, dia de lazer, bailes, atividades aeróbicas e palestras, durante as comemorações, alternadas entre 29 de setembro e 20 de outubro.

A programação é coordenada pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, em parcerias com as Secretarias Municipais de Saúde, Mobilidade Urbana, Cultura, Esporte e Turismo; Procuradoria Geral e da iniciativa privada.

Segundo o secretário-adjunto de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Cesar Vidotto, o objetivo das atividades é sempre de socialização entre os idosos, poder público  e a sociedade, visando a conscientização do respeito a este grupo de pessoas.

“Essas atividades, além de possibilitar o acesso ao lazer e cultura aos idosos, são de extrema importância para que todos possam compreender que eles fazem parte do desenvolvimento social. Eles são a cultura viva dos nossos antepassados, com base filosófica de anos, experiências que podem nos auxiliar na construção do futuro de maneira grandiosa. E essa interação promovida nas atividades gera um retorno extremamente significativo a cada um dos participantes. Eles também começam compreender a importância que têm. A interação social desenvolve o senso de bem-estar ,de pertença”, disse.

As atividades acontecem a partir desta quinta-feira (29), com o ‘Dia de Lazer’, no Sesc Balneário, das 7 às 16 horas, onde os idosos receberão café da amanhã, almoço, lanche e poderão se divertir nas áreas de lazer do parque. Além das atividades, a equipe da Secretaria de Saúde estará no local, realizando aferição de pressão arterial e teste de glicose.

De acordo com o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Jerônimo Urei,  a iniciativa do dia de lazer para os idosos, foi do Sesc. “Eles sempre são nossos parceiros, buscando juntos melhorias para terceira idade. Precisamos da ajuda da iniciativa privada, dos órgãos públicos, para  desenvolvermos um trabalho com qualidade com este grupo de pessoas. Levar mais qualidade de vida a eles”, observou.

As atividades se encerram no dia 20 de outubro, com o lançamento do Fundo Municipal de Apoio a Política do Idoso,  que objetiva trazer a sociedade para participar do trabalho através de doações dedutíveis do imposto de renda, auxiliando na melhoria de vida dos idosos.

“Para atuar na direção da construção da rede de proteção aos idosos e do fortalecimento dos atores que possuem atribuições para preservar os diretos dos idosos, apontamos como medida o fortalecimento dos Conselhos de Direito da Pessoa Idosa, com a possibilidade de arrecadação de recursos, através de fundos públicos que poderão receber doações dedutíveis do Imposto de Renda. Essas doações podem ser feitas tanto por pessoas físicas como por pessoas jurídicas e auxiliaram nas melhorias dos centros, das ações realizadas nelas e também na implantação e manutenção de instituição de longa permanência de idoso. Neste sentindo, iremos lançar o fundo, bem como um site, onde as doações poderão ser efetivas e a sociedade acompanhar a aplicação dos valores doados”, concluiu Jerônimo.

Programação:

 

 

 

ATIVIDADES

DATAS E HORA

LOCAL

 

 

 

 

 

Dia de Lazer no

Sesc Balneário

29/09

07h

Sesc Balneário

Dr. Meirelles

 

Lançamento da Cartilha Praticas do Bom Motorista para a Pessoa Idosa

04/10

8h

Empresa Pantanal Transporte no Bairro Jardim Vitória

 

 

Abertura da X Semana do Idoso 2016

Atividades nos CCIs

Matutino: Palestras

Vespertino: Almoço e baile

05/10

08h às 16h

CCI Padre Firmo.

 

 

Palestra na UNIC Barão

05/10

19h

UNIC Barão

 

 

 

 Atividades nos CCIs

Matutino: Palestras Vespertino: Almoço e baile.

06/10

08h às 16h

CCI Aídee Pereira

 

 

Atividades nos CCIs

Matutino: Palestras

Vespertino: Almoço e baile

13/10

08h às 16h

CCI João Guerreiro

 

 

Atividades nos CCIs

Matutino: Palestras

Vespertino: Almoço e baile

19/10/2015

 

08h às16h

 

 

CCI Maria Ignes

 

 

Lançamento Fundo Municipal de Apoio a Politica do Idoso - FUMAPI

 

20/10

 

19h

Auditório do Conselho Estadual de Contabilidade - CRC